Pesquisar neste blog

☻ NOTÍCIAS

02/ maio / 2011 - 14:04

Tierra Santa, “versão cristã” da Disneylândia é reinaugurada em Buenos Aires

O pedaço argentino de Jerusalém recebeu cerca de 35.000 visitantes durante a Páscoa
 
Tierra Santa, “versão cristã” da Disneylândia é reinaugurada em Buenos Aires
Foi reinaugurado o parque temático Tierra Santa em Buenos Aires, Argentina, que é uma espécie de Disneylândia para os cristãos. O pedaço da antiga Jerusalém foi construído perto do aeroporto da capital e se estende por sete hectares nos quais são recontados episódios da Bíblia e a história do cristianismo.
A primeira estação do parque é a Criação, a história bíblica é contada em 15 minutos através de fotos, luzes coloridas e música. Tudo isso dentro de uma caverna.
Mais pra frente há uma pequena vila que mistura o passado e o presente. Há uma Madre Teresa de Calcutá perto de uma réplica do Muro das Lamentações. Ali, os visitantes são incentivados a deixar bilhetes com orações e pedidos, como fazem os turistas e devotos no que restou do templo original em Jerusalém.
A cada duas horas, do outro lado da montanha branca de 18 metros de altura, um Jesus vestido com roupas brancas brilhantes sobe ao céu. Ele para por alguns minutos e depois desaparece da vista dos espectadores.
Para a Ressurreição, os visitantes se reúnem no sopé da montanha. Alguns visitantes beijam as cruzes que pendem de seus pescoços. Para muitos, este é o ápice da turnê.
O parque é atração não só para turistas como para os cristãos argentinos. De acordo com a administração do Tierra Santa durante a Páscoa o parque recebeu cerca de 35.000 visitantes.





EUA confirmam morte de Osama bin Laden
Enviado  em 02/05/2011
O Vaticano considera que o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, instrumentalizou a religião para matar.

O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, está morto e seu corpo foi resgatado por autoridades dos Estados Unidos, informou a rede de televisão CNN no fim da noite do domingo. De acordo com as fontes ouvidas pela CNN, Bin Laden morreu durante um ataque dos EUA a uma mansão nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão, país vizinho ao Afeganistão.

O presidente dos EUA, Barack Obama, fez por volta da 0h30 desta segunda-feira (horário de Brasília), um pronunciamento anunciando oficialmente a morte do líder terrorista de origem saudita Osama bin Laden.

De acordo com Obama, o governo dos EUA havia obtido informações na semana passada sobre a localização de Bin Laden em um complexo na periferia de Islamabad, capital do Paquistão. “Na semana passada determinamos que tínhamos informação suficiente [para conduzir um ataque contra Bin Laden]. Na noite de hoje [domingo], um pequeno time de soldados americanos levou a cabo a operação. Após um tiroteio, esses soldados mataram Bin Laden e capturaram seu corpo. Nenhum americano foi ferido e houve cuidado para que nenhum civil fosse ferido durante a operação”, disse Obama no pronunciamento.

O maior atentado planejado por Bin Laden foi o ataque contra as Torres Gêmeas, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001. Na ocasião, dois aviões foram lançados contra os dois edifícios mais altos dos EUA, provocando a morte de cerca de 3.000 pessoas. O atentado fez com que os EUA, então liderados pelo presidente George W. Bush, lançassem uma ofensiva contra o Afeganistão, país que abrigava Bin Laden e vários integrantes de sua rede terrorista, a Al Qaeda.

Alegria

Enquanto Obama fazia seu pronunciamento em rede nacional, centenas de americanos comemoravam em frente à Casa Branca, na noite deste domingo [horário local]. Gritando o nome dos Estados Unidos, alguns manifestantes exibiam bandeiras americanas num ato espontâneo diante da sede da presidência para comemorar a morte do chefe da Al Qaeda. "Nunca senti tamanha emoção", declarou John Kelley, estudante de 19 anos. "É algo que nós esperávamos há muito tempo".

Mais procurado
Bin Laden era o primeiro na lista dos criminosos mais procurados pelas autoridades americanas. As forças americanas tentavam capturar o líder da Al-Qaeda há mais de dez anos, bem antes dos ataques de 11 de setembro de 2001, que mataram cerca de 3 mil pessoas no World Trade Center, em Nova York, e no Pentágono, em Washington.

Ele era acusado de comandar dezenas de outros atentados, incluindo as explosões em duas embaixadas americanas no Leste da África em 1998. De acordo com a rede de televisão americana CNN, Bin Laden foi morto em uma mansão nos arredores de Islamabad, no Paquistão.

Repercussão

Após o pronunciamento de Obama, duas importantes figuras políticas norte-americanas se manifestaram sobre a morte do terrorista mais procurado do mundo. George W. Bush, então presidente dos EUA quando aconteceu o ataque contras as Torres Gêmeas e o Pentágono em 11 de setembro, disse que a morte de Bin Laden representa “uma vitória para os Estados Unidos”.

Já o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, assegurou nesta segunda-feira que a morte de Osama bin Laden é uma "vitória muito importante" para os Estados Unidos e expressou sua esperança de que a notícia traga um pouco de alento para quem perdeu seus entes queridos nos ataques do dia 11 de setembro de 2001. Nova York foi a cidade onde os ataques mataram mais pessoas – foram cerca de 3.000 vítimas, no total.

"Após o 11 de setembro de 2001, demos nossa palavra como americanos que não nos deteríamos perante nada para capturar ou matar Osama bin Laden. Com a contribuição de milhões de pessoas, incluindo muitos que fizeram o máximo sacrifício por nossa nação, mantivemos essa palavra", disse Bloomberg.

O prefeito disse em comunicado que a morte de Osama bin Laden "não diminui o sofrimento sofrido pelos nova-iorquinos e pelos americanos, mas é uma vitória muito importante para nossa nação".
"Sua morte é uma homenagem aos milhões de homens e mulheres em nossas forças armadas e outros lugares que lutaram tão duro por nossa nação", assegurou.

Vaticano

O Vaticano considera que o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, causou "inumeráveis mortes" e "instrumentalizou a religião para este fim", mas um cristão deve se comprometer para que um acontecimento não seja ocasião de crescimento posterior do ódio, mas da paz.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, assegurou em comunicado após a morte do terrorista mais procurado do mundo que "como todos sabemos (Bin Laden) teve uma grande responsabilidade de divulgar divisões e ódio entre os povos, causando a morte de inumeráveis pessoas, e de instrumentalizar a religião para este fim".

Acrescentou que "frente à morte de um homem, um cristão jamais se alegra, mas reflete sobre as graves responsabilidades de cada um perante Deus e perante os homens, e espera e se compromete para que cada acontecimento não seja ocasião para um crescimento posterior do ódio, mas da paz".

Com a morte de Osama bin Laden, os EUA colocam um ponto final a dez longos anos de busca e captura do mentor dos ataques de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas de Nova York, que deram lugar a duas guerras.

Fonte: UOL e EFE




Missão:Situação dos cristãos pode piorar na Síria
Enviado em 01/05/2011
Algumas igrejas na Síria tiveram que cancelar seus cultos de Páscoa por causa da situação política do país. Os dias anteriores ao final de semana passado foram os mais sangrentos do país nos últimos meses.

Dezenas, ou mesmo milhares, de manifestantes foram mortos nesses dias. Rahid, um dos líderes de igrejas do país, afirma: “Os cristãos estão jejuando por diversos dias. Queremos paz em nossa nação. Ore por nosso governo, polícia e exército, para que eles possam manter essa paz”.

Em meio a todos esses protestos e incertezas, a questão é: qual é o efeito que isso tem sobre a Igreja Síria? O país tem uma grande população cristã, cerca de 1.5 milhão de pessoas, ou seja, 8% da população do país. Eles são membros de igrejas ortodoxas, católicas e evangélicas. Durante o regime do presidente Bashar al-Assad, elas têm liberdade relativamente boa. A Igreja da Síria não é clandestina ou secreta. Os cristãos do país são reconhecidos assim e todos sabem onde as igrejas estão.

“A atual situação na Síria é muito incerta para os cristãos. Os cristãos têm uma situação razoavelmente estável, e uma mudança no governo pode ser pouco favorável para os cristãos”, diz Rany, colabora da Portas Abertas Internacional. Rany vê problemas em potencial no país agora que o presidente pode ser forçado a deixar o poder. “Observe a população da Síria. É uma diversidade de minorias, de xiitas, de sunitas, cristãos, drusos, curdos e assim por diante, e essa é uma mistura explosiva. Eu vejo uma instabilidade entre essas minorias, e penso que os cristãos serão as principais vítimas dessa violência”.

“Devido ao medo de uma piora na situação atual, as igrejas estão em silêncio em meio aos protestos anti-governo. Elas não estão envolvidas nos protestos contra o presidente. Elas não querem atrair a atenção para si. Não sabemos aonde esses protestos vão levar, e é por isso que queremos aproveitar a liberdade existente no país. No ano passado, realizamos treinamentos sobre perseguição e sofrimento para muitos cristãos sírios. O objetivo era prepará-los para uma possível perseguição”.

De acordo com Rany, a Síria precisa muito de nossas orações agora. “Os problemas na Síria não tiveram início como um conflito religioso, no entanto, estão se transformando. Muçulmanos fanáticos estão trabalhando para que sejam assim”.

Rahid declara: “Pedimos suas orações para a Síria. Precisamos de proteção do governo, e em muitos aspectos, Bashar tem sido bom para os cristãos. Tememos que grupos islâmicos e fundamentalistas ataquem as minorias. Vivemos em paz, mas esses novos grupos têm causado diversos problemas. As igrejas e os cristãos na Síria pedem que seus irmãos orem e jejuem em favor deles”.

Fonte: Missão Portas Abertas




30 / abril / 2011

Silas Malafaia solta o verbo contra as comemorações do centenário das Assembleias de Deus

Os alertas servem tanto para evangélicos como para toda a sociedade brasileira
Silas Malafaia solta o verbo contra as comemorações do centenário das Assembleias de Deus
Durante o programa exibido no dia de hoje, 30, o pastor Silas Malafaia convidou a todos os cidadãos brasileiros a entenderem melhor o que está escrito no texto do Projeto de Lei 122/2006 que foi desarquivado pela Senadora Marta Suplicy.
O texto redigido com a intenção de acabar com crimes homofóbicos acaba condenando todo tipo de crítica voltada ao grupo de homossexuais, bissexuais e transgênicos.
O pastor comparou então o texto da PL 122  com Constituição Federal em principal o artigo 5º que garante a manifestação de expressão, concluindo que o texto da PL afeta diretamente o que a CF garante ao cidadão, sendo então uma lei anticonstitucional.
Malafaia deixou claro que tem o direito de criticar a homoafetividade, mas que é completamente contra ao crime de homofobia e que vai continuar alertando a população sobre os exageros da referida lei.
O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo também deixou claro que não ficou satisfeito com a emenda que a senadora do PT fez ao projeto permitindo que os pastores e demais líderes religiosos apenas fale sobre o homossexualismo dentro de seus templos.
Para protestar e impedir que esse projeto seja aprovado o pastor Silas Malafaia está organizando uma passeata em Brasília no dia 29 de junho e convida todos os que defendem os direitos da família a estarem com ele neste dia.

Centenário e disputas políticas nas Assembleias de Deus

A segunda parte de seu programa foi voltada a denuncia contra a diretoria da Convenção Geral das Assembléias de Deus que por questões de rixas políticas não mencionam a Igreja Mãe das ADs, a Assembleia de Deus de Belém, nos folhetos de comemoração do Centenário.
“A única igreja que está completando 100 anos é a Assembleia de Deus de Belém”, lembra Silas Malafaia que diz não estar defendendo o pastor Samuel Câmara que é quem está sendo “desprezado” pela CGADB por ter disputado as eleições para presidência da convenção juntamente com o pastor José Wellington.
Malafaia diz que a igreja tem que ser prioridade, acima da convenção que é só uma organização política. “Vocês dizem que amam a Assembleia de Deus, mas na verdade vocês só amam os seus cargos”.
O pastor denuncia também que a CGADB fará comemorações da cidade de Belém uma semana antes do que planeja a igreja local para que os líderes presentes não voltem na semana do dia 16 para participar das festividades coordenadas por Samuel Câmara.
Ele também faz coro com as declarações já dadas pelo pastor Câmara que diz que toda convenção regional que não apoia a CG acaba rachando, sem o apoio da diretoria.
“A nossa denominação está cheia de gerentes”, diz Malafaia que traça perfis diferentes entre líderes e gerentes, citandos inclusive, os nomes de antigos presidentes da convenção geral que agiram como líderes, prezando o bem comum das igrejas e não o lado pessoal.
Assista ao vídeo:











30 / abril / 2011

Pastores do Nepal entram na justiça por cemitério cristão

Muitos jazigos cristãos foram destruídos e não há lugar para enterrar quem confessa a fé em Cristo
Pastores do Nepal entram na justiça por cemitério cristão
Cristãos do Nepal buscam a reparação no Supremo Tribunal para conseguir enterrar seus mortos já que o governo não quis ouvir o pedido da criação de um cemitério cristão.
O pastor Chari Bahadur Gahatraj entregou uma petição ao Supremo Tribunal no dia 13 de março, pedindo a interferência das autoridades, pois os jazigos cristãos estavam sendo destruídos.
“Todos os dias, acontecem duas ou três mortes na comunidade cristã, e com cada uma delas enfrentamos uma batalha para realizar o sepultamento”, diz o pastor.
Gahatraj e Man Bahadur Khatri são membros do novo Comitê de oração por um cemitério que, desde o mês passado, está organizando uma greve de fome em uma área pública da capital, pedindo por um cemitério cristão. Eles disseram que precisaram ir ao tribunal depois que um grupo afirmou que não seria mais permitido que não hindus fossem sepultados na área comum de um templo.
“Não queremos ferir os sentimentos de nenhuma comunidade. Só queremos que os sepultamentos sejam liberados até que arranjemos outro local”, disse Gahatraj.
O juiz Awadhesh Kumar Yadav ordenou que o governo não impeça que os cristãos utilizem a área para sepultamentos até que a disputa seja resolvida. A batalha legal agora envolve um novo processo, aberto por um ativista hindu chamado Bharat Jangam, que afirma que, já que o terreno é de propriedade de um templo hindu, não hindus não deveriam poder sepultar seus mortos ali.
Como consequência, o tribunal decidiu ouvir os dois processos em conjunto, e as audiências tiveram início no dia 18 de abril. Enquanto dois advogados falavam em defesa de Gahatraj e Khatri, um grupo de 15 advogados falou contra eles. A próxima audiência está marcada para o dia 3 de maio.





21 / abril / 2011

Pastor americano usa exemplo de Charlie Sheen e questiona o que é cair em desgraça

Em seu blog o líder ensina que muitos cristãos estão em perigo quando não aceitam que dependem da graça da Deus
 
Pastor americano usa exemplo de Charlie Sheen e questiona o que é cair em desgraça
O que é cair em desgraça para você? Muitas pessoas acreditam que cair em desgraça é ter pecados expostos como foi o caso de Tiger Woods, Ted Haggard, e mais recentemente Charlie Sheen. Mas o pastor americano Steven Furtick da Igreja Elevation em Charlotte, NC, mostra biblicamente o que é isso.
A definição é encontrada em Gálatas 5:4 que diz: “Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes.”
“Ted, Tiger, e Charlie já não podem ser nossos sacos de pancada,” escreveu Furtick em seu blog terça-feira. “Eu entendo porque eles são. Ao final das contas, eles são alvos fáceis … E se formos honestos, fazem-nos sentir melhor sobre nós mesmos.”
O pastor acredita que muitos cristãos correm o risco de cair da mesma forma que essas pessoas. Tiger Woods, uma das figuras mais célebres dos esportes da história moderna, caiu em desgraça no final de 2009, quando sua lista de casos extraconjugais foi exposta, o que levou a sua esposa se divorciar dele e a destruição de sua imagem clara e amigável à família.
Ex-pastor da megaigreja evangélica e líder Ted Haggard ainda está tentando restaurar a sua imagem, já que “caiu em desgraça” em Novembro de 2006, quando o escândalo sexual gay e drogas foi exposto. A comunidade evangélica e o público secular ficaram particularmente chateados e sem perdão para Haggard, porque ele foi franco sobre o pecado da homossexualidade antes do escândalo, levando muitos a denunciá-lo como hipócrita.
E nos últimos meses, Sheen foi demitido de seu papel de protagonista na comédia de TV da CBS “Two and a Half Men” depois de insultar os produtores publicamente durante as entrevistas. Sua imprevisibilidade recente, muitas vezes explosões incoerentes são provavelmente causados ​​por seu envolvimento com drogas, álcool e estilo de vida festeiro, embora Sheen tenha insistido que ele parou de usar drogas. Ele também é famoso por suas “deusas,” ou múltiplas namoradas simultâneas – uma das quais é uma estrela pornô – que vive com o Sheen.
Diante desses casos o pastor questiona se cair em desgraça é quando se teve um caso extra-conjugal, quando enganou pessoas, se envolveu em um comportamento viciante ou explodiu em público.
Furtick apontou para o verso em Gálatas 5:4 e disse que os Cristãos estão em perigo de ofender a Deus, “vivendo como se não precisássemos de Sua graça.”
“Partimos do princípio de que porque não somos Charlie, Tiger, ou Ted, estamos mais perto de Deus, mesmo que apenas por uma polegada,” escreveu o pastor. “Quando Jesus voltar e cada joelho curvar-se e toda língua confessar que Ele é o Senhor, sua cabeça não será superior a um centímetro de Charlie. Ou Tiger. Ou Ted. Ou qualquer outra pessoa.”
“A maneira mais rápida de perder a graça de Deus é pensar que não há um pingo de sua vida que não depende dela,” alertou Furtick. “Não perca a graça. Ted precisa disso. Tiger precisa. Charlie precisa. Mas você também. E eu também.”







20 / abril / 2011

Peça teatral Outra Paixão mostrará Jesus sendo morto no “microondas”

Na encenação carioca Jesus é morador da favela, Pedro e Judas são traficantes
 
Peça teatral Outra Paixão mostrará Jesus sendo morto no “microondas”
A Companhia de Teatro Provocação apresentará na Sexta da Paixão e no Sábado de Aleluia uma peça sobre a vida de Jesus Cristo que promete gerar muita polêmica. No espetáculo ‘Outra Paixão’ as passagens do Evangelho ganharam uma versão brasileira tendo a criminalidade do Rio de Janeiro como pano de fundo.
O Messias será um jovem negro, morador de uma favela carioca que tenta evangelizar dois amigos envolvidos com o tráfico de drogas. Mas acaba traído, acusado de estar diminuindo o lucro da venda de drogas, recuperando usuários. Messias será condenado e morto, mas não pregado em uma cruz. Azul, um policial corrupto que fornece os entorpecentes para os bandidos da comunidade, o mata no “micro-ondas” – quando a vítima é queimada viva presa a pilha de pneus.
Idealizador do espetáculo, o diretor Adilson Dias, 30, diz que sua intenção é humanizar a história de Cristo. “Dois mil anos de Jesus Cristo santo não deu jeito na humanidade. Precisamos acreditar em um Jesus mais humano, próximo da nossa realidade”, argumenta.
A peça também tem outros personagens bíblicos como Maria, mãe de Jesus, que será uma lavadeira. Maria Madalena será uma jovem que é espancada pelo marido. Já Pedro e Judas são traficantes da favela.
Com classificação etária para maiores de 12 anos, a peça usa réplicas de armas e precisou de cuidados na escolha de local de encenação e ensaios. A Companhia teve ajuda de empresários da Barra da Tijuca e também a colaboração de policiais militares da UPP da Cidade de Deus.






20 / abril / 2011

Obama fala sobre morte e ressurreição de Jesus em café da manhã com líderes evangélicos

Café da manhã com o presidente tem a participação de pastores e políticos
 
Obama fala sobre morte e ressurreição de Jesus em café da manhã com líderes evangélicos
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizou o já tradicional café da manhã e a oração da Páscoa que ele deseja fazer todos os anos durante a Semana Santa que é um dos momentos mais sagrados para os cristãos por lembrar a morte e a ressureição de Jesus Cristo.
Este ano muitos pastores estiveram na lista de convidados, entre eles o bispo TD Jakes de Potter’s House, Tim Keller do Redentor Igreja Presbiteriana, Andy Stanley, da North Point Community Church, de Dave Gibbons de NewSong Community Church, Mark Batterson da National Community Church, e Joel Hunter da Igreja Northland.
Em seu discurso, Obama falou sobre seus motivos em oferecer esse café da manhã. “Eu queria oferecer este café da manhã por uma razão simples – porque somos tão ocupados, tantas tarefas se acumulam e durante esta estação, somos lembrados de que há algo sobre a ressurreição… do nosso salvador, Jesus Cristo, que coloca tudo em uma nova perspectiva”.
O objetivo da reunião oferecida pelo presidente dos EUA foi ter um tempo para fortalecer a fé e refletir sobre os atos de Jesus que aconteceram há mais de 2.000 anos.
“O triunfo do Domingo de Ramos. A humildade de Jesus lavando os pés dos discípulos. Sua marcha lenta até que a colina, e da dor e do desprezo e da vergonha da cruz. E nós somos lembrados de que, naquele momento, ele tomou sobre os pecados do mundo – passado, presente e futuro – e ele estendeu a nós o dom incomensurável da graça e da salvação através de sua morte e ressurreição”, disse ele.
Citando o livro do Antigo Testamento de Isaías, Obama acrescentou: “Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo de nossa paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.






12 / abril / 2011

Casal é ameaçado por colocar nome bíblico na filha

Irmão mais velho disse que fará queixa junto à polícia, alegando que o pastor Sanjiv os forçou a se converter ao cristianismo
O que deveria ser um momento de extrema alegria se transformou em um conflito familiar para um casal cristão no Rajastão, Índia.
Sabal e sua esposa, Lajjawati, aceitaram a Cristo há pouco mais de um ano, quando procuravam uma solução para o que é considerado uma praga na sociedade indiana tradicional: não ter filhos.
Quando repetidas soluções médicas falharam, o casal voltou-se para sua religião, seguiram as instruções de seus sacerdotes e curandeiros, mas nada funcionou.
Foi então que eles encontraram o pastor Rafat Sanjiv. O Evangelho para a Ásia, com suporte missionário nacional, anunciou o amor de Cristo e eles aceitaram a Jesus como Salvador. Logo, eles queriam saber se Jesus poderia responder às suas orações.
Sabal e Lajjawati começaram a frequentar a igreja e Deus respondeu ao clamor do casal, abençoando-o com uma menininha. Eles estavam cheios de alegria, mas, em seguida, os problemas começaram.
Afirmando sua posição tradicional na família, o irmão mais velho de Sabal queria escolher o nome do bebê. Ele queria dar à menina o nome de um dos deuses que a família adora.
Na antiga religião de Sabal e Lajjawati, a nomeação de um filho tem um significado religioso profundo. É prática comum dar ao bebê o nome de um sábio, santo ou divindade, pois acreditam que cada vez que o nome é pronunciado, ele vai se lembrar do caminho que deve tomar na vida.
O irmão quer colocar o nome na garota de Amritaya, que significa “Imortal Senhor Vishnu”, um dos deuses que os pais da menininha seguiam antes de se encontrarem Cristo. Como cristãos, Sabal e Lajjawati não queriam que sua filha tivesse esse nome, mas, sim, um nome bíblico. Eles queriam o nome Ruth, mas isso enfureceu o irmão de Sabal.
O irmão ameaça o pastor Sanjiv, advertindo-o de que não vai permitir que o casal volte para a igreja. Ele diz que se seu irmão e cunhada voltarem para a igreja, ele apresentará uma queixa junto à polícia, alegando que o pastor Sanjiv os forçou a se converter ao cristianismo.
Com os intensos sentimentos anti-cristãos que permeiam o Estado, tal acusação poderia causar enormes problemas para o pastor e sua igreja, bem como para Sabal e Lajjawati.
Os líderes do Ministério para Ásia estão preocupados com essa situação e pedem oração para que esse problema seja resolvido pacificamente.
“Estou pedindo que os crentes de todo o mundo se unam para orar por eles e pelo pastor e a sua congregação. Orem também para que o irmão de Sabal aceite o amor de Deus e O siga”, afirma o presidente do Ministério, dr. Yohannan.
Fonte: CPAD News







Chilenos consideram que Igreja Católica acoberta abusos sexuais
Enviado em 05/04/2011
Pesquisa revela que para chilenos a Igreja Católica ocultou informações sobre abusos sexuais cometidos por padres.

Uma pesquisa realizada pela imprensa chilena apontou que 88% dos chilenos acreditam que a Igreja Católica ocultou informações sobre supostos abusos sexuais cometidos por padres.

O levantamento, promovido pelo jornal "La Tercera", também indica que 74% dos cidadãos consideram que o Vaticano não deu uma resposta adequada às denúncias de abusos atribuídos a sacerdotes.

A avaliação acontece depois que o padre Fernando Karadima, um dos mais influentes do Chile na década de 1980, passou a responder por sete denúncias de abuso sexual e suborno de testemunhas.

Karadima nega as acusações. Ele dirigia a União Sacerdotal do Sagrado Coração de Jesus, cujo objetivo é "a formação de um vínculo espiritual, em oração e caridade entre os membros".

A pesquisa revela que apenas 10% dos entrevistados acreditam que a Igreja não tentou esconder os casos.

O bispo auxiliar de Santiago, Cristian Contreras, admitiu que a credibilidade da Igreja está baixa e acrescentou que reconhecer estes fatos "é um primeiro elemento para sair" da crise.

Contreras não quis comentar as declarações do cardeal Jorge Medina, que disse, em referência aos denunciantes dos abusos que teriam sido cometidos por Karadima, que um jovem de 17 anos sabe o que faz.

A pesquisa, que tem nível de confiança de 95%, também questionou a imagem da Igreja para os chilenos. Nesse âmbito, 24% dos entrevistados a classificam como boa; 32%, como regular; e 21%, como má.

Além disso, 59% das pessoas acreditam que a Igreja Católica piorou ao longo dos anos e 80% disseram que a confiança em relação à instituição diminuiu.

A Assembleia dos Bispos do Chile, que começa nesta segunda-feira, discutirá este tema.

Fonte: Folha Online






5 / abril / 2011 

Conferência de Jovens arrecada dinheiro para traduzir a Bíblia em Mali

A meta foi ultrapassada e agora os habitantes de Mali poderão ler a Bíblia em sua própria língua
 
Conferência de Jovens arrecada dinheiro para traduzir a Bíblia em Mali
Neste final de semana aconteceu a Conferência Paixão em Fort Worth, no Texas (EUA) onde foi arrecadado 227 mil dólares para financiar a tradução da Bíblia em Mali, país africano que não tinha acesso à Palavra de Deus em sua língua.
Com o valor arrecado pelos jovens que participaram do congresso os habitantes terão as histórias bíblicas narradas na língua nativa nos próximos cinco anos. “Eles não têm um verso da Bíblia em idioma”, enfatizou Louie Giglio, fundador da conferência Paixão. “Deus nos escolheu para colocar a Escritura nas mãos de 500 mil pessoas em Mali”, afirmou ele.
A meta que era de 220.350 dólares foi superada no último dia do evento quando os alunos arrecadaram 227.418 dólares para financiar integralmente a tradução.
Mas as metas do ministério não para por ai, eles pretendem perfurar poços de água potável nas aldeias remotas, criar micro-empréstimos para famílias pobres no Afeganistão, levar comida para crianças na África do Sul, levantar casas para famílias desabrigadas pelo terremoto no Haiti, formar profissionais para resgatar jovens da prostituição, financiar cirurgias em bebês na Uganda que sofrem de hidrocefalia.
A próxima campanha terá como alvo a evangelização no Haiti, em 60 dias os quase 10 mil alunos da Paixão 2011 serão responsáveis por espalhar a palavra naquele país.
A campanha Haiti visa arrecadar dinheiro para comprar equipamento pesado para remover escombros deixados pelo terremoto do Haiti no ano passado. Os organizadores destacam que tomaria seria necessário um mês de trabalho de 10 trabalhadores para limpar uma casa de dois andares, mas uma escavadeira e um caminhão podem fazer o mesmo trabalho em um dia.
A meta financeira dessa campanha é de 739.020 dólares para o parceiro Samaritan remover os escombros no Haiti, utilizando equipamento pesado.







5 / abril / 2011 

Brasileirinhas: Após notícias sobre fechamento de produtora pornô por apelos religiosos, dono desmente

Após vários sites evangélicos anunciarem a conversão do dono da produtora, assunto é desmentido pelo próprio
 
Brasileirinhas: Após notícias sobre fechamento de produtora pornô por apelos religiosos, dono desmente
Os jovens brasileiros não vão ficar mais pesados: a Brasileirinhas, produtora de filmes pornôs, continuará em atividade. Em conversa com Terra Magazine, o proprietário da Hollywood erótica, Clayton Nunes, afirma que a empresa está “a todo vapor”. “É falso (risos). Estou tentando entrar em contato com Joaquim Ferreira dos Santos (do jornal O Globo), que deu essa nota. De onde todo mundo está tirando esse negócio?”, pergunta Nunes, antes de ser informado que este era um dos temas mais comentados do Twitter nesta segunda-feira, 04.
“Acabamos de entregar o filme novo da Márcia Imperator. Estamos entregando o novo catálogo com os lançamentos de maio, com o filme da Bruna Ferraz contra a Fernandinha Fernandes, aquela irmã da Vivi”, relata o brasileirinho Clayton. A produtora lança dez filmes por mês e possui um casting de 45 atores.
“Não tem nada de errado! Não aconteceu nada. Não fui roubado e não sou evangélico”, acrescenta, desmentindo a informação de que teria sofrido um assalto e se convertido ao evangelho. Ele acrescenta: o canal Sexyhot não comprou o acervo. “O engraçado é que os primeiros sites a repercutir essa notícia eram evangélicos!”. Para os céticos, convém dar uma passada nas locadoras: a fita nova de Marcia Imperator, garante o dono, é a prova de que a  produtora vai continuar.
Fonte: Terra






5 / abril / 2011 

Profeta tenta acertar pela segunda vez a data do apocalipse

No Brasil os seguidores dessa teoria já espalham mensagens em ônibus e também pela internet
 
Profeta tenta acertar pela segunda vez a data do apocalipse
Um grupo de cristãos da Family Radio está anunciando que o mundo acabará em 21 de maio de 2011 conforme uma nova profecia do pastor Harold Camping que prega que o juízo final acontecerá 7 mil anos depois do dilúvio que aconteceu em 4990 a.C.
Os seguidores da Family Radio estão divulgando essa notícia tanto nos Estados Unidos como também no Brasil onde há representantes nas cidades de Belo Horizonte e também no Rio de Janeiro.
Na capital carioca um grupo vestido de branco circulou pelas ruas do centro com placas que alertavam para o fim do mundo. Há semanas, ônibus regulares circulam com os enigmáticos dizeres “21/05/2011: Deus vai trazer o dia do julgamento”.
Essa é a segunda vez que Camping tenta acertar a data do final do mundo, em 1990 ele anunciou que o apocalipse aconteceria em 6 de setembro de 1994. Um grupo de seguidores chegou a se reunir em uma cidade da Califórnia para assistir o julgamento da humanidade mas nada aconteceu.
A sede brasileira da Family Radio, que está localizada no bairro de Nova Gameleira, na capital mineira, já colocou na internet um site que explica passo a passo a matemática feita por Camping ao sugerir a data.






5 / abril / 2011

Jovem entrega folheto com os dizeres “Passe livre para sair do inferno” à Lady Gaga

O jovem entregava panfletos horas antes da apresentação e a cantora não gostou de ser abordada
 
Jovem entrega folheto com os dizeres “Passe livre para sair do inferno” à Lady Gaga
Na última quinta-feira, 31, a cantora pop Lady Gaga discutiu com um jovem que estava entregando panfletos com mensagens religiosas na porta no estádio onde ela se apresentaria.
Gaga estava chegando ao local quando foi abordada pelo rapaz que lhe entregou um cartão com os dizeres: “Passe livre para sair do inferno”. A cantora ficou indignada e começou a questionar o que o jovem cristão estava fazendo no local, indagando se para sair do inferno bastava apenas imprimir cartões.
O caso foi relatado pela cantora no meio do show, ela disse que depois de questioná-lo ele se irritou e disse que ela iria para o inferno. Nervosa, Lady Gaga respondeu: “Então abram os portões, pois todos eles [os fãs] irão comigo!”
Assista ao relato da cantora durante a apresentação (em inglês):







2 / abril / 2011

Pastores fracassados se reúnem em igreja que virou bar na conferência dos “Epic fail”

Um texto de blog fez com que centenas de pastores se interessassem em participar de uma reunião sobre insucessos de líderes ministeriais
 
Pastores fracassados se reúnem em igreja que virou bar na conferência dos “Epic fail”
Entre os dias 15 e 16 de abril acontecerá na Filadélfia (EUA) uma Conferência de pastores bem diferente das que conhecemos, no lugar de grandes nomes do meio cristão reunidos em um salão bonito, acontecerá uma reunião de pastores “fracassados” em uma igreja que virou bar.
O local foi definido exatamente para mostrar o fracasso de alguns pastores que não conseguiram impedir que a igreja fechasse e fosse vendida. A ideia partiu de um texto do blog do pastor J.R. Briggs, da Comunidade Renovar em Lansdale, Pensilvânia. A expressão Epic Fail é comum na internet para indicar um grande fracasso ou quando alguém se dá mal em uma situação.
Briggs espera que essa conferência sirva para lembrar os pastores que não há problema algum em ser humano e que os fracassos fazem parte da vida.
“O verdadeiro teste para o cristianismo é admitir que você é um fracasso”, disse Briggs.
A conferência tem um custo baixo, US$ 79, não incluindo a hospedagem. Tudo será muito simples. Vários pastores vão falar sobre seus fracassos e as lições que aprenderam com eles e também haverá um tempo para debates.
A ideia foi apoiada por muitos líderes que assim que ouviram falar da conferência entraram em contato com Briggs através de comentários, e-mails e telefonemas pedindo mais detalhes.
Apesar de toda essa expectativa, a organização do evento não revelou os nomes dos oradores, mas avisou que, diferentemente dos outros congressos de pastores, os oradores do “Epic Fail” ficarão até o final do evento, ao invés de apenas pregar e ir embora logo em seguida. E que alguns nomes poderão surpreender por serem bem conhecidos em alguns meios cristãos.
Confira o vídeo da Conferência:






2 / abril / 2011 

Terry Jones não se sente culpado pelas mortes no escritório da ONU

Afegãos invadiram o prédio e mataram 12 pessoas como protesto pelo pastor ter queimado o Alcorão
 
Terry Jones não se sente culpado pelas mortes no escritório da ONU
O pastor Terry Jones se pronunciou nessa sexta-feira, 01, dizendo que não se sente culpado pela morte de 12 pessoas vítimas do ataque de um grupo afegão que invadiu o escritório da ONU em Mazar-i-Sharif protestando a queima do Alcorão praticado por ele em um culto no final o mês de março.
Ele disse apenas que ficou “aflito com a notícia”, mas que não sente responsabilidade alguma pelo ataque de manifestantes ao escritório da ONU no Afeganistão. “Não nos sentimos responsáveis”, acrescentou o pastor evangélico, acusando “os elementos radicais do Islã de procurar uma desculpa para justificar sua violência”.
O grupo fez uma declaração exigindo que o governo afegão “corte qualquer ligação diplomática com os Estados Unidos se o pastor que queimou o Corão não for julgado”.







1 / abril / 2011 

Pizza com “rosto de Jesus” gera debate sobre milagre na Austrália

Eles acreditam que Jesus literalmente deu as caras em sua pizzaria.
 
Pizza com “rosto de Jesus” gera debate sobre milagre na Austrália
A pizzaria australiana Posh, na cidade de Brisbaine está chamando atenção para um “milagre” de sua culinária. Eles acreditam que Jesus literalmente deu as caras em sua pizzaria.
A funcionária Maree Phelan foi quem preparou a pizza e disse não ter planejado nada, mas para ela há algo de sagrado nisso tudo.
Consultado sobre esse tipo de “aparição”, Patrick McArdle, professor da Australian Catholic University e diretor do Instituto Católico de Identidade e Missão, disse que a pizza não era um milagre. ”Há uma série de equívocos sobre santos e milagres. Geralmente, só milagres da medicina, como curas, são aceitas pela Igreja Católica porque podem ser testadas através de meios científicos… Você precisa entender que não podemos aplicar esse tipo de rigor a um pedaço de queijo. Trata-se de uma diversão inofensiva. Nós, católicos, podemos apenas rir disso, mas se essa imagem leva alguém a um nível mais profundo da fé, ou apenas revela que Jesus é parte de sua vida, então não pode ser uma coisa ruim. A fé é melhor compartilhada em torno de uma refeição posta na mesa”.
O grupo ateísta Australian Skeptics decidiu se pronunciar sobre o assunto através de seu vice-presidente, Richard Saunders.: ”Quando você pensa que centenas de milhares de pizzas são feitas todos os dias, estatisticamente, uma delas acabará se assemelhando vagamente a um rosto”.
Decepcionada, a pizzaria embalou a vácuo a “pizza de Jesus” e botou à venda no site de leilões eBay. Eles esperam lucrar com algum fiel mais impressionado que deseje ter em casa esse “Jesus com queijo”. O lance inicial é 65 dólares.
Fonte: Pavablog







1 / abril / 2011

Para Aliança Cristã do Reino Unido, livro de Rob Bell sobre inferno é confuso e obscuro

Desde antes de seu lançamento, o livro "Love Wins" de Rob Bell tem causado polêmica no meio cristão
 
Para Aliança Cristã do Reino Unido, livro de Rob Bell sobre inferno é confuso e obscuro
A mais antiga Aliança de Cristãos Evangélicos no mundo opinou sobre a polêmica sobre Rob Bell e seu novo livro a respeito do céu e o inferno.
Convocando para um debate caracterizado pelo respeito, humildade e cortesia, Aliança Evangélica no Reino Unido reconheceu a “brilhante comunicação,” destreza e paixão de Bell em tornar o amor de Deus conhecido.
Mas o que Bell apresenta em Love Wins: A Book About Heaven, Hell, and the Fate of Every Person Who Ever Lived” (O Amor Vence: Um livro Sobre Céu, Inferno, e o Destino de Cada Pessoa que já Viveu) é confuso e obscuro, disse a aliança.
“Eu posso ver agora porque as pessoas estão se perguntando se Rob Bell é um universalista (todos serão salvos no final) ou não, porque não está claro,” Derek Tidball, membro da Diretoria e do Conselho da Aliança, disse em sua resenha na terça-feira. “A brillante comunicação, por vezes fica pelo caminho.”
“O livro contém uma saraivada de perguntas rápidas, mas não é tão bom em dar respostas, pelo menos não às claras.”
Em Love Wins, que é o número 2 da lista de mais vendidos da The New York Times e provocou um amplo debate antes mesmo do seu lançamento este mês, Bell levanta inúmeras questões sobre Jesus, salvação e vida eterna que muitas pessoas provavelmente têm.
“Se há somente uns poucos selecionados para ir para o céu… como é que uma pessoa se torna um dos poucos?” Bell, pastor da Igreja Mars Hill Bible Church em Grand Rapids, Michigan, perguntou.
“O que te salva é o que você diz ou o que você é?… ou quem nós perdoamos, ou se fazemos a vontade de Deus, ou se ‘continuamos firmes’ ou não?”
Conforme observou a Aliança Evangélica, Bell não declara “dogmaticamente,” que todos serão salvos no final.
Mas ele deixa a questão em aberto: Todos serão salvos, ou alguns vão perecer longe de Deus por causa de suas escolhas? … “Não precisamos resolvê-los ou respondê-las, porque não podemos, e assim simplesmente as respeitamos.”
O autor popular também coloca em dúvida a compreensão cristã tradicional do inferno e do destino dos não cristãos, apontou a aliança.
E “Bell parece adotar uma visão mais parecida com a “teologia da esperança” que está otimista de que Deus acabará salvando a grande maioria das pessoas, até mesmo, talvez, todas as pessoas.”
No livro, Bell chama a dominante história cristã de que apenas poucos Cristãos serão chamados para o céu, enquanto o resto passa para sempre em castigo no inferno “mal orientado e tóxico.” Ele critica as Igrejas que pregam singularmente que aqueles que não acreditam em Jesus vão para o inferno e questiona a crença de que a salvação vem apenas através da confissão, arrependimento e aceitação a Jesus.
Historicamente falando, a Aliança Evangélica observou que este tipo de debate teológico não é novo. O que está trazendo isso de volta aos holofotes, porém, é o perfil pessoal de Bell – como orador popular e já autor de livros best-seller de como Velvet Elvis e Deus e Sexo
Love Wins contém a verdade, reconheceu Tidball.
“é verdade que” o amor indestrutível de Deus é um desdobramento da realidade, dinâmica e que estamos todos “infinitamente sendo convidados a confiar, aceitar, acreditar, adotar e experimentá-la,’” Tidball afirmou, citando o livro de Bell.
“Muito do que ele diz sobre a cruz é direto da Bíblia. Sua crítica de alguns evangélicos por seus julgamentos superficiais e equivocados é verdade. Ele está certo: o ensino bíblico sobre o céu e ‘a idade para vir’ é deturpada, se tudo que isso faz é incentivar alguns a se vangloriar: ‘Eu tenho uma passagem para o céu.’ A Bíblia apresenta a obra de Cristo, bem mais ampla do que a salvação de uns poucos indivíduos. Trata-se da restauração e renovação de uma criação caída. A vida eterna não começa “quando morremos, mas é sobre uma qualidade de vida vivida agora.” Amém a isso.
Mas, Tidball acrescentou, o livro apresenta apenas metade da verdade.
E isso é “perturbador para aqueles que acreditam na outra metade da verdade,” disse ele.
“Seu ensinamento sobre o inferno maqueia algumas questões difíceis enquanto lança um monte de perguntas de sua autoria. A ira de Deus e Sua santidade, é tocada muito inadequadamente e insubstancialmente,” destacou. “Ele diz que a entendimento do sacrifício da cruz pertence a um mundo de cultura primitiva o qual não habitamos mais, então ele evita um entendimento fundamental da cruz.”
Tidball, ex-diretor da London School of Theology, chamou os escritos de Bell de “teologia light (teologia leve)” e “muito pós-moderna,” com grande parte do livro recheado de “histórias comoventes e uma lista sempre crescente de questões” que poderiam “atordoar” os ouvintes.
“é um livro que eu quero dizer ‘Sim, mas…,’” concluiu ele.
Ainda assim, Tidball não parou de elogiar a paixão de Bell – algo que os outros Cristãos deveriam tomar para si.
“Aqueles que desejam criticar este livro precisam ganhar o direito de fazê-lo por ser tão apaixonados em partilhar o amor de Cristo como Bell é,” disse ele.
A Aliança Evangélica foi fundada em 1846 e serve os Cristãos evangélicos no Reino Unido. Sobre a natureza do inferno, a aliança rejeita explicitamente o universalismo e acha que os argumentos sobre o arrependimento e segunda chance, não convencem.
A aliança está aberta à “esperança” para aqueles que nunca ouviram o evangelho, as crianças que morrem na infância (incluindo os nascituros), e aqueles cuja incapacidade mental torna a profissão de fé em Cristo impossível. Mas “é insistente que as afirmações absolutistas de que estas e outras categorias de pessoas que não professam a fé serão salvas correndo o risco de ser pelo menos tão arrogante como as afirmações absolutistas que estão condenando. O destino destas pessoas é determinação de Deus, e é determinado unicamente pela sua graça.”








1 / abril / 2011 

Cristão é enterrado vivo, sobrevive e agora testemunha o poder do Senhor

Testemunho de cristão na Nigéria que foi enterrado vivo por muçulmanos mais sobreviveu
 
Cristão é enterrado vivo, sobrevive e agora testemunha o poder do Senhor
O dia 17 de janeiro será uma vívida memória de Ali Moses, 46, durante muito tempo. O ataque quase fatal contra a vida de Ali se transformou em um testemunho poderoso, destinado a tocar muitas vidas.
Naquela tarde, Ali estava indo para casa após um longo dia de trabalho. Ele havia recebido seu salário e, como nos seus outros dias de pagamento, Ali tinha planejado algo muito especial para sua família.
Em seu caminho para casa, Ali ouviu tiros. O pânico fez com que ele voltasse para o seu local de trabalho o mais rápido possível. Mas, antes de chegar lá, ele se encontrou com um grupo de muçulmanos furiosos. Eles estavam declarando o nome de Alá em árabe, gritando frases profanas, insultando o governador cristão de Jos e pedindo o extermínio dos cristãos.
Em segundos, Ali estava cercado pela multidão violenta. Ele levou muitos socos.
Mais de 18 horas depois, Ali acordou em um hospital. Seu corpo estava debilitado e coberto de ferimentos. O representante da Portas Abertas, Isaac,  foi visitar Ali no hospital logo depois do incidente, para levar encorajamento e ajuda e para saber sobre a agressão sofrida. Considerando o curso dos acontecimentos, parece que os agressores enterraram Ali vivo enquanto ele estava inconsciente.
Ali se refere à pessoa que veio ao seu encontro para lhe ajudar como “samaritano”. Na manhã seguinte ao acidente, Ado estava caminhando e notou algo que parecia ser um túmulo recente. Ele percebeu um movimento no monte de areia e se aproximou para verificar o que era. Para sua surpresa, ele constatou que era uma pessoa. Imediatamente, ele pediu ajuda.
A polícia militar retirou Ali da cova e o levou para o hospital. No início, os médicos pensaram que seria muito difícil que ele ainda estivesse vivo após 18 horas de sofrimento. Mas o testemunho de Ali faz os mais céticos refletirem.
Após passar algum tempo no hospital, Ali se recuperou completamente.
“Eu sou muito grato a Deus por salvar minha vida naquele buraco. É um milagre. Deus me resgatou de uma maneira muito especial. Para a Portas Abertas, que Deus lhes abençoe abundantemente por sua ajuda. Ele irá recompensá-los poderosamente. Agora eu creio que o poder da vida e da morte está nas mãos do Senhor. Toda graça pertence a Ele”.







Religião e eleições na Nigéria
Enviadoem 22/03/2011
Há quase um mês das eleições, a Nigéria se prepara para mudanças políticas, mas que podem acarretar em mudanças religiosas aos cristãos que fazem parte desta nação e tem sofrido tanto.

Entre os quatro principais candidatos à presidência, o favorito é o atual presidente cristão, que tem gerado um desconforto nos partidos que pretendem se unir para não deixá-lo assumir a presidência novamente.

Ameaça aos cristãos?
Um dos candidatos é o major-general Buhari tem uma reputação de firme oposição à corrupção endêmica na política nigeriana. Como um muçulmano que leva a sério sua religião, Buhari é visto com desconfiança, especialmente por parte de alguns círculos cristãos.

"Na parte norte do país, especialmente os 12 estados da sharia (lei islâmica), a maioria dos muçulmanos são [contra], a candidatura Goodluck Jonathan", um colaborador da Portas Abertas explicou.

"Eles olham para isso com base na religião, não no que ele pode proporcionar. Os muçulmanos não apoiam o candidato do governador do estado ou a candidatura do presidente Goodluck Jonathan, com base em motivos religiosos ",

Jonathan derrotou um adversário muçulmano do partido PDP em primárias, e o colaborador da Portas Abertas disse que desagradou a maioria dos muçulmanos umma (comunidade). "Portanto, agora eles estão tramando contra Ribadu, o candidato presidencial do ACN, e apoiam o candidato Buhari do CPC, para assegurar que um muçulmano será o vencedor, a todo custo."

Unificação

Mas com menos de um mês para às eleições, a oposição ao presidente Jonathan deve voltar a unificar para um candidato, a fim de ter uma chance de virar contra o PDP e ter uma vitória eleitoral.

"Haverá implicações para a igreja se Buhari ganhar a eleição", disse o colaborador. Durante a campanha eleitoral anterior, Buhari afirmou categoricamente que um muçulmano nunca deveria votar em um não-muçulmano, e se subiu ao poder, ele iria defender a religião de Alá. "Com esta declaração, a igreja percebeu que se Buhari torna-se o próximo presidente, os cristãos na Nigéria, provavelmente, estarão em um mar de pressão e frustração".

Observadores diplomáticos, assim como o ex-presidente nigeriano Olusegun Obasanjo advertem que, se o país tem uma condição "frágil" causada por divisões étnicas, tribais e religiosas é explorada pelos políticos durante as eleições de 2011, que poderia minar a estabilidade da Nigéria e do desenvolvimento democrático.

A possibilidade de instabilidade no país durante e depois das eleições continua, especialmente para a igreja. Especulações são abundantes de que as armas estão sendo contrabandeadas para o país com o objetivo de causar estragos durante as eleições ou o rescaldo. "Mas uma vez que há uma crise, seja qual for a causa pode ser na Nigéria, os muçulmanos vão descarregar sua raiva sobre a Igreja", o OD colega de trabalho previsto.

"Particularmente em Jos, a eleição precisa de oração constante", disse ele. "Nesta área predominantemente cristã, a eleição será muito provavelmente sem problemas. Mas em uma situação em que um ataque é realizado, a cidade inteira pode estar em um pandemônio. No momento, há uma presença militar na maioria dos pontos volátil. E com a eleição ao virar da esquina, carrinhas mais de patrulha foram dadas aos soldados para garantir a segurança adequada. "

Pedidos de oração
Ore para que Deus transforme os corações das pessoas que gastaram milhões de dólares para importar armas para desestabilizar a eleição e atacar cristãos.
Por favor, orem para que o Senhor nomear um homem temente a Deus para ser o novo presidente da Nigéria.
Por favor, orem para o pessoal de Portas Abertas em Jos Eles precisam de oração especial que Deus iria protegê-los durante e após a eleição.

Fonte: Missão Portas Abertas






Sobreviventes do tsunami são ajudados pela rede de igrejas locais
Enviado em 21/03/2011
Grupos cristãos como a Aliança Evangélica Japão e a Associação Evangélica Missionária, estão mobilizados para ajudar os sobreviventes.

Três dias depois que um tsunami atravessou a prefeitura de Miyagido, no Japão, o missionário norte-americano, Phillip Foxwell, dirigia um caminhão na zona do desastre para acessar o dano. Tendo crescido no Japão, Foxwell tinha amigos de infância entre os residentes locais - a quem temia que tivessem morrido.

Três dias depois que um tsunami atravessou a prefeitura de Miyagido, no Japão, o missionário norte-americano, Phillip Foxwell, dirigia um caminhão na zona do desastre para acessar o dano. Tendo crescido no Japão, Foxwell tinha amigos de infância entre os residentes locais - a quem temia que tivessem morrido.

Enquanto inspecionava a devastação, ele pegou um fragmento de uma placa. No pedaço de madeira, ele viu os personagens, `Shu Wa Waga` (O Senhor é meu), e adivinhou que a placa seria lida em sua totalidade, "O Senhor é o meu caminho."

"Você sabe que o Japão não tem um monte de referências bíblicas de qualquer tipo," disse ele em depoimento postado no YouTube. "Eu nem sei como essa [placa], me chamou a atenção."

A maioria dos japoneses se identificam como budistas ou xintoístas, enquanto que apenas 1,5 por cento da população total do país é considerada cristã.

Em 11 de março, um terremoto de 8,9 graus na escala Richter gerou correntes oceânicas que destruíram cidades inteiras e vilas. Estima-se que pelo menos 10.000 pessoas estão mortas ou desaparecidas. Durante o tremor, quatro usinas nucleares perdeu poder e na sexta-feira a ameaça de um desastre nuclear tinha atingido o nível 5 (de 7). A capital do Japão, Tóquio se tornou uma cidade fantasma ao que dezenas de milhares de pessoas fugiam com medo de envenenamento radioativo.

A comunidade internacional, incluindo governos e organizações não-governamentais (ONGs), enviou equipes de resgate e suprimentos nos dias seguintes ao tremor. Equipes de militares dos EUA permitiram a entrega de suprimentos via aérea, depois de limpar o aeroporto de Sendai, na prefeitura de Miyagi - a região mais próxima do epicentro do terremoto.

No entanto, rotas terrestres continuam a ligação mais direta com as áreas mais duramente atingidas. Muitas estradas foram abertas nos últimos dias, facilitando o fluxo de suprimentos.

Alcance Cristão no Japão
Os Cristãos começaram a mobilização ao lado de organizações não-governamentais e entidades governamentais para levar ajuda muito necessária aos sobreviventes.

Um desses grupos inclui CRASH (acrónimo para Christian Relief, Assistance, Support e Hope - Ajuda Humanitária Cristão, Assistência, Apoio e Esperança), que tem coordenado o trabalho de ajuda humanitária entre Igrejas japonesas. A organização trabalha em estreita colaboração com a Aliança Evangélica Japão (JEA) e os japoneses da Associação Evangélica Missionária (JEMA).

"A CRASH é uma rede de ajuda humanitária exemplar sem paralelo no Japão. Nenhuma outra instituição é capaz de avaliar as necessidades em solo como CRASH, e, em seguida, tomar medidas para satisfazer essas necessidades," disse o presidente JEMA Dale Little.

"A eficácia do CRASH inclui ligação estreita com as Igrejas locais no Japão."

Sobreviventes do terremoto que não podem deixar de configurar abrigos improvisados ​​e tendas comunitárias em colinas com vista para o local do desastre. Moradores se reúnem em longas filas para reunir o mínimo essencial.

"Havia 150 pessoas esperando na fila do supermercado para ramen simples, arroz e papel higiênico," disse trabalhador de hospitalidade da CRASH, Bola Taylor. "As prateleiras estavam vazias - era muito irritante."

Desde quinta-feira, as equipes da CRASH tinham estabelecido o seu primeiro acampamento de base em uma creche na cidade de Sendai, capital da província de Miyagi. As rotas que as equipes terão que tomar serão dentro de 40 quilômetros (24,8 quilômetros) dos reatores nucleares atingidos, de acordo com a CRASH. A CRASH planeja mover dois contentores de 40 pés cheios de bastante arroz e produtos de soja suficientes para fazer mais de 500 mil refeições. No entanto, tais doações exigem recursos significativos para distribuir os alimentos das caixas aos sobreviventes, revelou o porta-voz da CRASH. A organização continua a procurar fundos além de seu trabalho na região.

Além de abordar as necessidades físicas, coordenadores da CRASH expressaram o desejo de ver cumprido o trabalho espiritual no Japão.

"Muitos de nós estão se perguntando como podemos responder melhor à notícia do terremoto e do tsunami que devastou o Japão," disse Jonathan Wilson, diretor da CRASH do Japão. "Enquanto as telas de televisão derramam imagens, abrimos nosso coração ao Criador para cuidar dessa grande nação."

Chegando à zona de desastre, Phillip Foxwell ficou aliviado ao descobrir rostos familiares entre os sobreviventes.

"Muitos dos meus vizinhos são como as tias e tios para mim," disse Foxwell. "Eu estava esperando para descobrir que 25 dos meus amigos próximos haviam morrido, mas eu os achei todos sentados juntos em um abrigo."

Ele concluiu: "Houve mais abraços e emoção do que eu já havia experimentado no Japão. Foi um dos momentos mais felizes da minha vida."

Fonte: Christian Post

 

 

 

Relatório mostra que perseguição religiosa é maior contra cristãos
Enviado em 22/03/2011
 















Setenta e cinco por cento da perseguição religiosa no mundo é contra os cristãos, afirma um novo relatório da organização católica do Reino Unido.

Examinando 33 países, a filial britânica da organização Ajuda à Igreja que Sofre relatou que a maioria das perseguições que estava ocorrendo no Oriente Médio, África e Ásia em sua "Perseguidos e esquecidos? Um relatório sobre os Cristãos oprimidos por sua fé" de 2011.

Além dos suspeitos de costume - China, Irã, Coréia do Norte e Arábia Saudita - o relatório revelou também que países como a Venezuela, o Zimbabwe e até a Terra Santa são culpados de perseguição religiosa. O relatório também descobriu que os Cristãos enfrentam perseguições aumentaram em 22 países entre os analisados, com o Egito, Iraque, Líbano, Nigéria e Paquistão estando entre os piores países para os crentes viverem. O relatório também diz que agora 100 milhões de Cristãos em todo o mundo estão enfrentando perseguição.

"A proporção de países com uma piora histórica de violência anti-cristã e intimidação seria maior se não fosse pelo fato de que em muitos casos, a situação dificilmente poderia ter sido pior, em primeiro lugar," afirma o relatório.

Além da perseguição de extremistas islâmicos, o relatório também destacou que os Cristãos são perseguidos pelo aumento do nacionalismo em países como Birmânia, Índia e Sri Lanka. Há também a crescente ameaça do extremismo islâmico no Norte da África e partes da Ásia. Enquanto isso, alguns países comunistas e ateus estão suprimindo os direitos religiosos das minorias.

"Extremistas associam cada vez mais Cristãos locais com seus países do Ocidente," explicou John Pontifex, porta-voz da Ajuda à Igreja que Sofre, a respeito. "Como eles são na maioria dos casos incapazes de atacar países ocidentais diretamente, muitos extremistas transformar seu fogo contra os Cristãos locais."

Esta semana, Ann Widdecombe, um político britânico conhecido, foi nomeado como enviado especial sobre liberdade religiosa para a caridade do auxílio à Igreja que Sofre.

Widdecombe, católico, disse na quinta-feira que está "cada vez mais alarmado" com os relatos de violência e intimidação contra os Cristãos. Ela também destacou a incoerência do esforço do governo britânico para proteger os direitos das minorias religiosas no mercado interno e sua tendência de fechar os olhos à perseguição dos Cristãos no exterior.

"É hora de colocar a cabeça acima do parapeito e falar em nome dos Cristãos que sofrem por sua fé," disse ela. "Estou muito satisfeita em apoiar o trabalho da Ajuda à Igreja que Sofre, que está fazendo um excelente trabalho para ajudar os Cristãos perseguidos."

O cardeal Reino Unido, Keith O'Brien, de Edimburgo recentemente descreveu a perseguição aos Cristãos como "talvez o maior escândalo de direitos humanos da nossa geração."

Fonte: Christian Post

 

 

Empresa lança aplicativo para iPhone que propõe curar homossexualismo 

22/03/2011

O programa para iPhone é fornecido pela Exodus International
Um aplicativo previamente aprovado pela Apple está propondo a “cura” para a homossexualidade –e causando polêmica com isso.
De acordo com informações do site Digital Trends, o programa para iPhone é fornecido pela Exodus International, e está descrito no iTunes como um meio de “acesso a notícias atuais, informações e recursos” do grupo.
No entanto, informa o site, um dos motes da entidade é a discussão da “sexualidade indesejada”, além de propor “terapia reparadora” para supostamente livrar gays da orientação sexual.
O Digital Trends questiona ainda o fato de o aplicativo receber uma boa avaliação (+4), a despeito das críticas que recebeu nas resenhas sobre o produto (que são feitas pelos próprios usuários.
“É uma iniciativa baseada em ódio da direita religiosa fanática, que pretende fazer uma lavagem cerebral e emocional, destruindo gays e lésbicas e coagindo-os a odiarem a si mesmos com base em sua orientação sexual natural… Estou indignado e decepcionado que a Apple permite que este grupo de ódio esteja em seus produtos como o iPhone”, escreveu um usuário.
“Esse aplicativo é pouco mais que um navegador para navegar em um ‘jardim do êxodo’ de conteúdo anti-gay previsível”, declarou outro.
Há um usuário que questiona, ainda, quando a Apple vai colocar um aplicativo da Ku Klux Klan (conglomerado de organizações racistas nos Estados Unidos).
“A Apple está em uma posição delicada: o conteúdo do aplicativo é tudo menos inflamatório. Em vez disso, é apenas uma proclamação de crenças em um formato pobre. Mas a Apple não é um juiz moral, quando se trata de religião e ética –é um juiz quando se trata de aplicativos do usuário”, diz o Digital Trends.
Fonte: Folha

 

 

Conheça C.S. Lewis, autor da série “As crônicas de Nárnia” e um dos maiores defensores da fé cristã 

22/03/2011

 

O escritor que considerava Deus seu inimigo e se tornou um defensor da fé.
“O cristianismo, se é falso, não tem nenhuma importância, e, se é verdade, tem infinita importância. O que ele não pode ser é de moderada importância” – C.S. Lewis.
“Ele era um homem pesado que parecia ter 40 anos, com um rosto carnudo e oval e compleição sadia. Seu cabelo preto já tinha deixado a testa, o que o tornava especialmente imponente. Eu nada sabia sobre ele, exceto que era o professor de Inglês da faculdade. Eu não sabia que ele tinha publicado algum livro assinando seu próprio nome (quase ninguém o fazia). Mesmo depois de eu ter sido aluno dele por três anos, nunca passou pela minha cabeça que ele poderia ser o autor cujos livros vendiam em média dois milhões de exemplares por ano. Uma vez que ele nunca falou de religião enquanto eu era seu aluno, ou até que ficássemos amigos, 15 anos depois, parecia impossível que ele fosse o meio pelo qual muitos chegariam à fé cristã”. Mesmo para seu melhor biógrafo e amigo de longa data, George Sayer, Clive Staples Lewis era uma surpresa e um mistério.
Como J.R.R. Tolkien aconselhou Sayer: “Você nunca chegará ao fundo dele”. Mas compreender ou até mesmo concordar com Lewis nunca foram pré-requisitos para gostar dele ou admirá-lo.
Seus livros continuam vendendo extremamente bem (a série As crônicas de Nárnia, por exemplo, está entre os 200 títulos mais vendidos da Amazon.com) e muitos leitores o consideraram o escritor mais influente em suas vidas. Um feito e tanto para um homem que por muito tempo desacreditou “a mitologia cristã” e considerava Deus “meu inimigo”.
Lewis nasceu em Belfast, na Irlanda, em uma família protestante que gostava de ler. “Havia livros no escritório, livros na sala de jantar, livros na chapeleira, livros na grande estante no alto da escada, livros no quarto, livros empilhados até a altura do meu ombro no reservatório de água no sótão, livros de todos os tipos”, Lewis lembrava, e tinha acesso a todos eles. Em dias chuvosos – e havia muitos no norte da Irlanda – ele tirava muitos volumes das prateleiras e entrava em mundos criados por autores como Conan Doyle, E. Nesbit, Mark Twain e Henry Wadsworth Longfellow.
Depois que seu único irmão, Warren, foi mandando para um colégio interno na Inglaterra em 1905, Jack, nome adotado por ele mesmo aos 3 anos, tornou-se um recluso. Ele passava mais tempo com os livros e um mundo imaginário de “animais vestidos” e “cavaleiros de armadura”.
A morte de sua mãe, de câncer, em 1908, tornou-o ainda mais introvertido. A morte da Sra. Lewis veio apenas três meses antes do décimo aniversário de Jack, e este jovem estava muito abatido pela perda de sua mãe. Além disso, seu pai nunca se recuperou totalmente da morte dela, e os meninos sentiram-se cada vez mais afastados dele; a vida em casa nunca mais foi agradável e satisfatória.
A morte da mãe convenceu o jovem Jack de que o Deus que ele encontrava na Bíblia que sua mãe lhe dera não respondia sempre às orações. Esta dúvida inicial, somada a um regime espiritual excessivamente severo e a influência de uma governanta do colégio interno moderadamente ocultista alguns anos depois fizeram Lewis rejeitar o cristianismo e tornar-se ateu declarado.
Lewis entrou em Oxford em 1917, como aluno e, na verdade, nunca saiu. “O lugar ultrapassou meus sonhos mais incríveis”, ele escreveu a seu pai depois de passar seu primeiro dia lá. “Eu nunca vi nada tão lindo”. Apesar de uma interrupção para lutar na Primeira Guerra Mundial (na qual foi ferido pela explosão de uma granada), ele sempre manteve seu lar e amigos em Oxford. Sua ligação com o lugar era tão forte, que quando ele ensinou em Cambridge, de 1955 a 1963, ele voltava à Oxford nos fins de semana para que pudesse estar perto de lugares e amigos que ele amava.
Em 1919, Lewis publicou seu primeiro livro, uma série de versos líricos sob o pseudônimo de Clive Hamilton. Em 1924, tornou-se instrutor de filosofia na University College, e no ano seguinte foi eleito membro do Magdalen College, onde ele era instrutor de Língua Inglesa e Literatura. Seu segundo volume de poesia, Dymer, também foi publicado sob um pseudônimo.
Conforme Lewis continuou a ler, passou a apreciar de modo especial o autor cristão George MacDonald. Um volume de Phantastes desafiou poderosamente seu ateísmo. “O que ele fez de verdade comigo, escreveu Lewis, foi converter, mesmo batizar… minha imaginação.” Os livros de G.K. Chesterton trabalharam da mesma forma, especialmente The Everlasting Man [O homem eterno], que levantou sérias questões sobre o materialismo do jovem intelectual.
“Um jovem que deseja permanecer um ateu assumido não pode ser muito cuidadoso com sua leitura”, Lewis escreveu mais tarde em sua autobiografia Surpreendido pela alegria. “Deus é, se posso dizer assim, incompreensível”.
Enquanto MacDonald e Chesterton estavam mexendo com os pensamentos de Lewis, seu amigo íntimo, Owen Barfield, atacava a lógica do ateísmo de Lewis. Barfield tinha se convertido do ateísmo para o teísmo, e então, finalmente, ao cristianismo, e ele freqüentemente atormentava Lewis sobre o seu materialismo. O mesmo fazia Nevil Coghill, um brilhante colega estudante e amigo de longa data, que, para a surpresa de Lewis, era “um cristão e um supernaturalista radical”.
Logo depois de entrar para a Faculdade de Inglês em Magdalen College, em Oxford, Lewis conheceu mais dois cristãos, Hugo Dyson e J.R.R. Tolkien. Estes homens tornaram-se amigos íntimos dele. Ele admirava sua lógica e o fato de que eram brilhantes. Logo Lewis percebeu que a maioria dos seus amigos, assim como seus autores favoritos – MacDonald, Chesterton, Johnson, Spenser e Milton – criam neste cristianismo.
Em 1929 estas estradas se encontraram e Lewis se rendeu, admitindo: “Deus era Deus. Ajoelhei e orei”. Em dois anos, o relutante convertido também passou do teísmo para o cristianismo e entrou para a Igreja Anglicana da Inglaterra.
Quase imediatamente, Lewis tomou uma nova direção, mais notadamente em sua escrita. Os esforços anteriores para ser um poeta foram deixados de lado. O novo cristão devotou seu talento a escrever prosa, que refletia sua fé recém-encontrada. Depois de dois anos de sua conversão, Lewis publicou O regresso do peregrino (1933). Este pequeno volume abriu uma torrente de 30 anos de livros sobre a defesa da fé cristã e discipulado que se tornaram a ocupação de toda sua vida.
Nem todos aprovavam seu novo interesse em apologética. Lewis recebia críticas dos membros do seu círculo mais íntimo de amigos, os Inklings (o apelido do grupo de intelectuais e escritores que se encontravam regularmente para trocar idéias). Mesmo amigos mais íntimos cristãos como Tolkien e Owen Barfield desaprovavam abertamente a fala e a escrita evangelísticas de Lewis.
De fato, os livros “cristãos” de Lewis causavam tanta desaprovação que mais de uma vez ele perdeu a nomeação para professor em Oxford, com as honras indo para homens com menores reputações. Foi no Magdalene College, na Universidade de Cambridge, que Lewis foi finalmente honrado com uma cadeira em 1955.
Os 25 livros cristãos de Lewis venderam milhões de exemplares, incluindo: Cartas de um diabo ao seu aprendiz (1942), Cristianismo puro e simples (1952), As crônicas de Nárnia (1950-56), O grande abismo (1946) e A abolição do homem (1943) – obras que a Encyclopedia Britannica incluiu em sua coleção de Grandes Livros do Mundo.
Embora seus livros tenham lhe dado fama mundial, Lewis era em primeiro lugar um estudioso. Ele continuou a escrever história e crítica literária, tais como The Allegory of Love [A alegoria do amor] (1936), considerado um clássico em sua área, e English Literature in the Sixteenth Century [Literatura inglesa no século 16] (1954).
Apesar de seus muitos feitos intelectuais, ele se recusou a ser arrogante: “A vida intelectual não é a única estrada para Deus, nem a mais segura, mas sabemos que é uma estrada, e pode ser a que foi apontada para nós. É claro, assim será enquanto mantivermos o impulso puro e desinteressado”.
Lewis teve pelo menos um choque de discordância em sua estrada intelectual: um debate em 1948 com a filósofa britânica Elizabeth Anscombe. Anscombe leu um trabalho diante do Oxford Socratic Club (um fórum que Lewis dirigiu por muitos anos) no qual ela atacou a recente publicação de Lewis, Milagres, e todo seu argumento contra o naturalismo. Ela venceu naquele dia, e relatos dizem que ele ficou “profundamente perturbado” e “muito triste”. Ele nunca mais escreveu sobre apologética pura, embora continuasse a comunicar sua fé através da ficção e de outras formas literárias.
Os livros não eram o único meio de compartilhar sua mensagem. Em 1941, o diretor de transmissão religiosa da BBC (que encontrava conforto pessoal através da leitura de O problema do sofrimento) perguntou se Lewis estaria interessado em falar no rádio. Embora o escritor odiasse rádio, ele reconheceu a oportunidade de alcançar uma audiência maior. O resultado foram sete grupos de conversas, transmitidos entre 1941 e 1944, com títulos como Right and Wrong: A Clue to the Meaning of the Universe [Certo e errado: uma idéia do significado do universo] e What Christians Believe [No que acreditam os cristãos].
As transmissões semanais eram muito populares – justamente o que os britânicos precisavam, pois andavam desencorajados e cansados da tristeza da Segunda Guerra Mundial. Sayer conta: “Eu me lembro de estar num bar cheio de soldados em uma noite de quarta-feira. Às 7h45, o barman ligou o rádio no programa de Lewis. ‘Ouçam este sujeito’, ele gritou, ‘vale realmente a pena ouvi-lo’. E os soldados ouviram com atenção por 15 minutos”.
Além da fama crescente de Lewis como palestrante e um defensor da fé, as conversas na BBC produziram, pelo menos, dois grandes resultados. Um foi o livro Cristianismo puro e simples (1952), uma coleção destes programas, que hoje em dia é a segunda obra mais vendida de Lewis. O outro foi um dilúvio de correspondências, incluindo muitas cartas de pessoas que buscam algo no mundo espiritual para quem ele desejava dar uma resposta pessoal e detalhada. O grande volume de cartas levou-o a buscar a ajuda de seu irmão Warren como secretário, mas não lhe impediu de criar respostas que mostravam a mesma clareza de pensamento e graça literária encontrada em toda a sua obra.
Uma correspondente em particular teve um papel importante na vida de Lewis. Em 1950, ele recebeu uma carta de Joy Davidman Gresham, uma nova-iorquina que se tornou cristã lendo O grande abismo e Cartas de um diabo a seu aprendiz. Lewis ficou impressionado com sua escrita e com a mente por trás de tudo e uma correspondência alegre e intensa se seguiu.
Dois anos depois, Joy atravessou o Atlântico para visitar seu mentor espiritual na Inglaterra. Logo depois, seu marido alcoólatra a abandonou para viver com outra mulher e ela se mudou para Londres com seus dois filhos adolescentes, David e Douglas. Joy aos poucos entrou em problemas financeiros. Lewis a ajudou, assumindo as despesas do colégio interno dos meninos e pagando o aluguel de uma casa não muito longe da sua. Entre os dois cresceu uma profunda amizade, para o desgosto de muitos dos amigos de Lewis. Joy tinha muitos pontos contra ela: era americana, de descendência judia, ex-comunista, 16 anos mais jovem que Lewis, divorciada e com personalidade forte. Entretanto, ela estimulava a escrita de Lewis, e ele gostava de sua companhia.
Ainda assim, não foi o amor, em primeiro lugar, que os motivou a se casarem em 1956. Joy não conseguiu renovar seu visto para viver na Inglaterra; sua única chance de ficar no país, então, era casar-se com um inglês. Lewis, gentilmente, ofereceu seus préstimos.
Poucos meses depois da cerimônia de casamento civil, algo aconteceu para levantar as emoções de Lewis. Depois de uma queda grave em sua casa, Joy foi diagnosticada com câncer nos ossos. “Desde que ela foi atingida por esta notícia, eu a tenho amado mais”, Lewis escreveu a um amigo. Os dois se casaram numa cerimônia religiosa, com Joy de cama, e ela se mudou para a casa de Lewis, aparentemente para aguardar sua morte.
No que pareceu um milagre, sua condição melhorou e ela e Lewis viveram três anos felizes juntos. Como ele escreveu para um amigo logo depois do seu casamento: “é engraçado ter aos 59 anos o tipo de felicidade que a maioria dos homens tem aos 20… ‘Mas você guardou até agora o melhor vinho’”. Uma escritora por seus próprios méritos, sua influência sobre o que Jack considerou seu melhor livro, Till We Have Faces [Até que tenhamos rostos] (1956), foi tão profunda que ele contou a um amigo próximo que ela foi, na verdade, sua co-autora.
A morte de Joy, em 1960, assim como a de sua mãe, foi para Lewis um duro golpe. O melhor modo que ele conhecia para lutar contra seus sentimentos de luto, raiva e dúvida era escrever um livro. A anatomia de uma dor apareceu em 1961, e veio ao público sob um pseudônimo, porque era algo tão íntimo e pessoal que Lewis não suportaria publicá-lo com seu próprio nome. Poucos exemplares foram vendidos até que ele foi relançado com o nome verdadeiro do autor, após a sua morte.
No verão e outono de 1963, a saúde de Lewis se deteriorou. Ele morreu enquanto dormia, no dia 22 de novembro: no mesmo dia em que John F. Kennedy foi assassinado. Talvez por causa do choque mundial pela morte do presidente, Lewis quase não foi mencionado nos jornais, e seu funeral teve a participação de sua família e de seus amigos íntimos, incluindo os Inklings.
Lewis pode ter sido enterrado sem alarde, mas seu impacto nos corações e vidas nunca parou de crescer. Nas palavras do líder cristão e escritor John Stott: “Ele era centrado em Cristo, um cristão de tendência da grande tradição, cuja estatura, uma geração após sua morte, parece maior do que qualquer um jamais pensou enquanto ele ainda estava vivo, e cujos escritos cristãos são agora vistos como tendo status de clássicos… Eu duvido que alguém tenha conseguido compreendê-lo completamente”.





Missão: Cristão paquistanês entrega a vida e morre na prisão
Enviado  em 17/03/2011
A nação que teve atenção internacional voltada a si pelas controversas e polêmica Lei de blasfêmia, ceifou a vida de mais um cristão.

Na última terça-feira Qamar David, que cumpria a sentença de prisão perpétua por "blasfêmia" em Karachi, no Paquistão, morreu. A polícia alegou a agência International Christian Concern (ICC) que causa da morte foi um ataque cardíaco, mas muitos cristãos acusados de blasfêmia foram mortos por fundamentalistas muçulmanos no Paquistão.

Acusação & Prisão
Em 25 de fevereiro de 2010, David foi condenado à prisão perpétua e a uma multa de 101 mil rúpias paquistanesas (cerca de US$ 1.187) por alegadamente fazer declarações blasfemas sobre o Alcorão e o profeta Maomé.

No passado, cristãos acusados de blasfêmia foram mortos dentro da prisão ou até mesmo no tribunal. Em 20 de setembro de 2009, Falish Masih foi encontrado morto dentro de sua cela na prisão depois que ser acusado de blasfêmia. Mesmo com ferimentos graves no rosto, braços e no resto do seu corpo e indícios claros de assassinato, a polícia do Paquistão afirmou que Falish cometeu suicídio.

Em 19 de julho do ano passado, extremistas islâmicos balearam e mataram Rashid Emmanuel e Sajjid Emmanuel, dois irmãos acusados de blasfêmia, no palácio da justiça de Faisalabad.

Petição & Morte
Em uma petição de março de 2010, a agência ICC intercedeu junto às autoridades paquistanesas pela liberdade de Qamar David. O governo ignorou o apelo à sua liberdade.

"Estamos profundamente entristecidos com a notícia da morte de David. Ainda trabalhamos para encontrar a causa de sua morte. Como já disse no passado, as Leis de blasfêmia do Paquistão estão sendo usados pelos muçulmanos a perseguir os cristãos. Essa Lei tem de ser abolida e todos os cristãos que estão presos por supostamente blasfemarem, devem ser liberados", afirma Jonathan Racho, diretor regional da ICC África.

Fonte: Missão Portas Abertas






Tecnologia: Comparação de velocidade entre Android e iPhone causa polêmica
Enviado  em 18/03/2011
Uma série de testes da empresa Blaze divulgada nesta quarta-feira (16) apontou que o navegador de internet do celular Nexus S, com Android, foi mais rápido para carregar páginas do que o Safari, do iPhone, em 84% dos casos.

A metodologia do estudo, porém, foi questionada por especialistas e pela própria Apple.

Os testes, realizados em 45 mil páginas de mil sites, mostraram que o celular com Android foi, em média, 52% mais veloz que o iPhone, mesmo depois da chegada da versão 4.3 do sistema da Apple, o iOS, que trouxe melhorias na velocidade do carregamento de páginas da web.

Jim Dalrymple, do site The Loop, especializado na Apple, criticou o estudo por ele ter sido feito em um aplicativo próprio da Blaze que trazia embutido o Safari em vez de ter usado a versão normal do navegador.

Desenvolvedores contam com o recurso de incorporar o Safari a seus aplicativos para iOS --um programa feito para acessar o Facebook, por exemplo, pode embutir uma versão do navegador móvel da Apple de modo que links postados na rede social sejam exibidos dentro do próprio aplicativo, em vez de carregados em uma instância separada do Safari.

O problema, afirma Dalrymple, é que, quando embutido em programas de terceiros, o Safari não desfruta das melhorias de velocidade trazidas pelo iOS 4.3. "Usar um navegador incorporado não é a mesma coisa que usar o browser oficial", escreveu.

Natalie Kerris, porta-voz da Apple, falou à Cnet que "o teste é falho". "Eles não testaram o navegador Safari no iPhone. Eles testaram apenas o aplicativo proprietário deles, que usa uma versão incorporada do visualizador de páginas da web que, na realidade, não se aproveita das otimizações de performance do Safari."

A Apple, no entanto, não explicou por que a versão embutida do Safari é mais lenta.

"A Blaze considerou que a Apple tivesse aplicado ao seu navegador incorporado as mesma atualizações feitas no browser normal. Se esse não é o caso, é certamente possível que o navegador embutido produza resultados diferentes", afirmou Guy Podjarny, chefe de tecnologia da Blaze, também à Cnet.

Segundo Podjarny, a empresa está disposta a refazer os testes caso a Apple aplique as melhorias ao navegador embutido.

Nesta terça-feira (15), o site The Register relatou que sites carregados no iPhone a partir de atalhos colocados na tela inicial do aparelho --por vezes conhecidos como web apps-- também carregam mais lentamente do que quando abertos diretamente no Safari.

Críticos especulam que a Apple tenha tomado essa medida para prejudicar os web apps e favorecer sua loja virtual de aplicativos, a App Store, na qual a empresa retém 30% dos ganhos dos desenvolvedores que nela disponibilizam seus programas.

Fonte: Folha Online







Muçulmanos moderados recebem livros-bomba na Indonésia
Enviado  em 18/03/2011
A polícia da Indonésia anunciou nesta sexta-feira que espera localizar mais livros-bomba como os enviados nos últimos dias a muçulmanos moderados.

A última bomba escondida em um livro foi detectada na quinta-feira em Jacarta, na residência de Ahmad Dhani, artista famoso pelas canções nas quais se posiciona contra o extremismo religioso.

"Estamos vigilantes", disse o porta-voz da polícia da capital do país, Baharudin Djafar.

Na terça-feira, a polícia neutralizou outras bombas parecidas. Uma delas feriu quatro pessoas.

Um livro-bomba foi enviada a Ulil Abshar Abdallah, um muçulmano liberal conhecido pelas opiniões favoráveis ao pluralismo e à tolerância religiosa.

A Indonésia tem 240 milhões de habitantes, em sua maioria muçulmanos, e foi abalada nos últimos anos por uma série de ataques executados pela rede terrorista Jemaah Islamiya, incluindo o de de Bali, que matou 202 pessoas em 2002.

Fonte: AFP







Mãe de Katy Perry vai contar tudo sobre cantora em livro, diz jornal
Enviado  em 18/03/2011
A mãe de Katy Perry, Mary Hudson, administra uma igreja na Califórnia com seu marido, Keith.
De acordo com o tabloide "New York Post", a mãe de Katy Perry, Mary Hudson, vai contar tudo sobre a cantora em um livro que está escrevendo.

Hudson administra uma igreja na Califórnia com seu marido, Keith.

"Eu detesto a música", disse Hudson sobre o hit que projetou Perry ao sucesso, "I Kissed a Girl". "Claramente, a música promove a homossexualidade e sua mensagem é vergonhosa e nojenta".

"Katy sabe como eu me sinto. Nós somos muito abertos na família e ela sabe o quanto eu e seu pai estamos decepcionados. Eu mal posso ouvir essa música".

"A primeira vez que eu ouvi, fiquei em choque. Quando toca no rádio, eu oro".

Fonte: Folha Online







SBT contrata jornalista elogiada pelos evangélicos por comentário sobre carnaval
Enviado  em 18/03/2011
Rachel Sheherazade trabalhará na emissora de Sílvio Santos, em São Paulo. Veja o vídeo da jornalista.

Depois de mostrar sua sinceridade ao afirmar que o carnaval havia virado 'um negócio dos ricos', na semana passada, a jornalista Rachel Sheherazade, da TV Tambaú, afiliada do SBT em João Pessoa, acaba de ser contratada pela canal de Sílvio Santos para trabalhar em São Paulo.

A contratação, fechada na última segunda (14), aconteceu depois que Sílvio Santos e Daniela Beyruti (diretora-geral do SBT) viram o vídeo com a crítica da moça no jornal local na qual ela apresentava às 13h e entrevistava personalidades regionais e fazia comentários.

De acordo com informações do Blog de Daniel Castro, do Portal R7, ainda não há informações sobre o que a jornalista fará na emissora, mas ela deverá assumir a bancada de algum telejornal. No SBT, já especula-se que Rachel poderá substituir Carlos Nascimento no Jornal do SBT.

Um dos vídeos coma crítica de Sheherazade, no Youtube, já teve mais de 500 mil acessos.







Benny Hinn Retira Ação Sobre "Falácias" do Twitter
Enviado em 18/03/2011
O televangelista Benny Hinn retirou sua ação contra um consultor de mídia cristã que tuitou sobre o suposto noivado de Hinn com Paula White.

A ação foi interrompida após Phil Cooke ter concordado em se retratar no twitter. "Meu twitter do mês passado dizendo que Benny Hinn estava noivo estava errado - a minha fonte estava errada. Estou arrependido e peço desculpas a Benny Hinn e seus filhos."

Hinn e White, uma proeminente pregadora pentecostal, foram fotografados no último verão no "National Enquirer" saindo de um hotel em Roma, de mãos dadas. Naquela época, White estava divorciada de seu marido, Hinn estava separado de sua esposa de mais de 30 anos e passou por um divórcio. A petição de divórcio tinha sido apresentada por Suzanne Hinn - uma atitude que chocou o televangelista.

Os dois negaram a informação como "mentirosa."

Os pregadores admitiram que tivessem recentemente desenvolvido uma estreita amizade, mas Hinn afirma que o relacionamento "manteve-se moralmente puro em todos os momentos."

Em janeiro, Cooke - um palestrante, escritor, produtor e consultor - postou no twitter que Hinn o chamou de falso, difamatório e falacioso.

O tweet afirmou: "NOVIDADES DO TELE EVANGELISTA: Benny Hinn e Paula White noivos. As orações estão se regozijando em toda parte."

Segundo um comunicado, divulgado na terça-feira por Hinn, o tweet resultou em "embaraço e consequências financeiras adversas" para Hinn, sua família e sua Igreja (World Healing Center Church) em Grapevine, Texas.

Hinn entrou com uma ação no tribunal de Orange County, na Califórnia, contra Cooke. Mas, depois do pedido de desculpas de Cooke, e "outras concessões," Hinn desistiu da ação.

Atualmente, Hinn está do outro lado de uma ação que foi movida pela editora de livros Strang Communications. A ação alega que Hinn violou uma cláusula de moralidade devido ao seu relacionamento “romântico” e “inadequado” com White.

Hinn, que é conhecido por seus controversos ensinamentos de prosperidade, estava sob contrato para escrever três livros para a editora. O pregador recebeu um adiantamento de 300.000 dólares para escrever seu primeiro livro, "Blood in the Sand" (Sangue na Areia).

Mas, de acordo com o processo, Hinn violou os termos do contrato, incluindo uma falha ao divulgar o livro.

O advogado de Hinn, Miles Archer Woodlief, disse ao The Christian Post que Strang rejeitou as tentativas de acordo, mas o pregador ainda está esperando chegar a uma solução "sem causar danos indesejados à sua editora."

Hinn agora está legalmente divorciado de sua esposa. White e seu segundo marido, Randy, de quase 18 anos se divorciaram em 2007.

Fonte: Christian Post







Raul Gil diz ter visitado igreja do apóstolo Valdemiro Santiago
Enviado em 18/03/2011
Em seu programa, o apresentador disse ter visitado a Igreja Mundial do Poder de Deus, liderada pelo apóstolo Valdemiro Santiago.

Raul Gil comentou que foi recebido de forma calorosa pelos fiéis da igreja que o aplaudiram de pé. O apresentador enfatizou sobre a simplicidade de como Valdemiro Santiago conduz o culto.

Ele agradeceu aos bispos auxiliares, a esposa do apóstolo e membros pela recepção carinhosa e ainda mostrou o livro "Milagre Urgente", que retrata a história do apóstolo, que conta as várias provas de sua caminhada evangelista, e como se tornou um dos grandes líderes evangélicos do país.

Raul Gil passou cerca de 4 horas na igreja e disse que "da forma em que o culto é conduzido nem se percebe o tempo passar".

Fonte: Guia-me







Moradores reclamam de construção de igreja evangélica
Enviado em 18/03/2011
Eles reclamam que a igreja invadiu um terreno no bairro Nova Cidade, em Manaus, em local onde queriam uma praça.

Moradores da rua 53, quadra 104, no bairro Nova Cidade, Zona Norte, reclamam, do que eles chamam de "invasão de um terreno pela igreja evangélica Assembléia de Deus", próximo à torre de transmissão da Rádio Boas Novas, que também pertence à igreja.

Os moradores dizem que já procuraram a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) para receber autorização para construir uma área de convivência às famílias no mesmo local. Segundo Robert Saif, 33, a resposta da superintendência é que não poderia ser feito nada, por ser uma ‘área verde do conjunto’.

“Há dois anos nós fizemos um chapéu de palha aqui, veio a Suhab e a polícia e derrubaram. Nós já fomos pedir para fazer qualquer melhoria aqui: jardim, praça, qualquer coisa, e não tivemos resposta. Agora, vem essa igreja e faz um templo aqui”, questiona Maria José, 45, moradora há 6 anos no local.

Uma comissão de moradoras está organizada para ir até a sede da Suhab ainda essa semana para pedir a imediata retirada da estrutura metálica erguida por funcionários da igreja.

“Nós limpamos o terreno pelo menos para que as crianças tivessem onde brincar, sem ser no meio da rua, e sem nenhum documento ou aviso, esses homens vieram aqui e fizeram a estrutura da igreja em menos de um dia”, reclama Robert Saif.

Área disponibilizada
A Suhab informou através da sua assessoria que a área foi disponibilizada para a Assembléia de Deus construir uma igreja, e que uma equipe técnica deverá ir no local ainda essa semana para avaliar a construção e verificar se houve o uso indevido do terreno.

Questionados sobre a reclamação dos moradores, de que a Suhan não autorizou benfeitorias no local, por se tratar de área verde, a assessoria disse que não possui registro de nenhuma visita de representantes dos moradores à sede da Superintendência requerendo a intenção de construir algo no local.

IEADAM

A Assembléia de Deus, por sua vez, informou que nesta quinta-feira (17) irá ter uma reunião geral com os pastores da região da Zona Norte e que só a partir das 14h teria alguma informação sobre o caso do terreno no Nova Cidade.

As duas instituições não souberam precisar qual tipo de autorização ou a data do documento permitindo à igreja de construir no local. As duas, também disseram à reportagem, que iriam providenciar cópia do documento e, tão logo o encontrem, enviariam para anexar à matéria. Enquanto isso a dúvida e a o imbróglio sobre a construção da igreja no terreno continua.






Diretor corintiano sobre oferta da Record: "bispo foi picado"
Enviado  em 18/03/2011
Emissora divulgou que ofereceu R$ 100 milhões ano a Corinthians e Flamengo somente por direito de TV aberta.

“Ô”. Foi assim, com uma expressão apenas, que o diretor de marketing do Corinthians Luís Paulo Rosenberg respondeu se achava boa a proposta que a TV Record fez a Corinthians e a Flamengo pelos direitos de transmissão do Brasileiro em TV aberta a partir de 2012. A emissora divulgou nesta quinta-feira que oferece aos dois clubes de maior torcida R$ 100 milhões por ano (cada).

Rosenberg deu uma palestra nesta quinta-feira à noite para um grupo de empresários e, em certo momento, quando falava sobre os direitos de transmissão, disse que o “bispo foi picado”, para falar da proposta da Record. A emissora tem como proprietário o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal.

“Acho válida a concorrência. Sou a favor de várias TVs com direito, você negociando a cada rodada qual jogo vai passar, e que vários jogos sejam transmitidos. Fico feliz que a Rede TV! entre no futebol, com toda sua tecnologia, o bispo foi picado, a Globo tem toda uma tradição” , disse Rosenberg. O diretor de relações institucionais da Rede TV!, João Alberto Romboli, estava na platéia acompanhando a palestra.

Ao falar em negociação rodada a rodada, Rosenberg se refeiru ao direito de arena, que prevê que uma partida seja transmitida somente com o aval dos dois times em campo. Se um estiver fechado com emissora A e outro com a B, precisa ter acordo prévio.

Na quarta-feira, o Grêmio foi o primeiro clube a anunciar ter acordo separado com a TV Globo e o presidente do clube, Paulo Odone, afirmou que mais dez times estavam fechados com a emissora do Rio. A diretoria do Corinthians garantiu que ainda não acertou com ninguém e nesta quinta, inclusive, visitou a sede da Rede TV!, em Barueri, cidade da grande São Paulo.

No dia 11 de março, a Rede TV! venceu a concorrência feita pelo Clubes dos 13 para ter o direito de transmissão em TV aberta de 2012 a 2014. Ofereceu R$ 516 milhões e foi a única candidata. O problema é que ao menos dez times associados ao C13, metade, anunciou que negociaria separadamente. O primeiro foi o Corinthians.

“Não aceitamos ter o mesmo voto (no Clube dos 13) do que clubes de menor expressão. É o momento de os clubes negociarem bons contratos de TV”, disse Rosenberg.

Fonte: Último Segundo






Cresce cada vez mais o número de cristãos orientais na nação mais nipônica no mundo depois do Japão
Enviado em 18/03/2011
Esta matéria publicada na revista Eclésia nº 137 mostra que, aqui no Brasil, os imigrantes do país recentemente arrasado por terremotos e tsunamis estão abandonando o budismo.

Desde que os primeiros japoneses começaram a desembarcar no porto de Santos, no começo do século passado, depois de uma longa e árdua viagem de 52 dias a bordo do Kasato Maru, que o número de nikkeis – nome usado para designar descendentes e japoneses natos que residem no exterior – só aumentou. Cem anos mais tarde, eles já somam quase 2 milhões e constituem a maior colônia do mundo fora do Japão. Só no Estado de São Paulo, são cerca de 1,3 milhão. Nas últimas décadas, entretanto, o caminho inverso percorrido pelos brasileiros – os dekasseguis – em busca de trabalho e novas oportunidades de vida, comprova, além do forte vínculo de amizade que se criou ao longo dos tempos, a inerência dos usos e costumes às duas raças. Aliás, quando o assunto é tradição, ninguém tem dúvidas quanto à fidelidade dos orientais para com sua rica cultura milenar, cada vez mais incorporada ao cotidiano ocidental – yakisoba e tempurá, por exemplo, tem se tornado quase tão comum como pastel de feira. Por outro lado, em se tratando de evangelismo os nikkeis também têm aprendido muito com os brasileiros e contribuído para fazer do país, não apenas um longínquo pedacinho da “terra do sol nascente”, mas uma nação com um exército de convertidos cada vez mais numeroso.

Fundada nos anos 1980 pelo pastor Fernando Takayama, a Assembleia de Deus Nipo-Brasileira surgiu, a princípio, com o objetivo de levar a Palavra de Deus aos japoneses da Liberdade – o bairro oriental da capital paulista –, onde a igreja ainda mantém sua sede. “Por se localizar numa região privilegiada e histórica, a igreja acabou se tornando uma referência para encontro dos nikkeis, além de representar um espaço de adoração e conhecimento da verdade de Cristo”, orgulha-se Carlos Leandro de Melo, pastor evangelista e líder do setor de missões.

Depois de pouco mais de duas décadas de ministério, a semente plantada por Takayama continua germinando e rendendo bons frutos; atualmente a igreja já conta com mais de 100 filiais, a maioria espalhada pelo Estado de São Paulo. A própria sede foi obrigada a mudar de endereço e hoje ocupa o prédio do antigo Cine Tokyo, onde os rostos de nikkeis e brasileiros se misturam e até se confundem. “Por não sermos tão tradicionais quanto a outras congregações, nosso trabalho se espalhou e a igreja passou a ser frequentada por irmãos sem descendência japonesa”, continua.

Embora a principal verve de toda e qualquer igreja seja a cerimônia dos cultos e ministração da Palavra, a participação ativa junto à comunidade e assistência a seus membros também faz parte das atividades ministeriais da AD Nipo-Brasileira. “Além do evangelismo realizado na Praça da Liberdade, com músicas, depoimentos e mensagens traduzidas para o japonês, realizamos visitas a asilos e dispomos de um trabalho de discipulado específico para os descendentes, enumera o pastor, cuja ligação com a comunidade nipônica transcende os limites do próprio evangelismo; afinal, ele é casado com Sumiko Miyahara, que muito o auxilia na realização de eventos de caráter sócio-religioso e cultural.

Tradição

Professor na Faculdade Teológica Batista de São Paulo, Vanderlei Gianastacio é outro cristão bem antenado com a colônia japonesa. Se atualmente ele frequenta a Igreja Batista em Pinheiros acompanhado da esposa, que pertence à terceira geração de descendentes, e da filha de seis anos, durante mais de uma década – de 1993 a 2007 – o teólogo dedicou parte de seu tempo a missões evangelísticas, primeiro na cidade de Piedade (SP) e depois na capital. “Foi uma experiência muito interessante, porém o contato com pessoas de outras culturas requer que se conheça a cosmovisão do povo. Ao trabalhar com textos bíblicos, a comunicação com os isseis – japoneses natos – e descendentes de primeira geração é mais difícil, visto que na cultura oriental não é o jovem que ensina o idoso; pelo contraio, o que é mais antigo tem maior valor. Assim não faz sentido querer explicar para um descendente de japoneses acerca de Jesus – que nessa proporção, é novo na história – sem antes falar da criação”, adverte.

Para Gianastacio, o aumento do número de cristãos entre os povos de origem oriental se deve também pela confiabilidade que é inerente à raça. “Há muita confiança entre eles; logo, um grupo reunido em algum lugar se torna um motivo para que outros também sejam atraídos. Em outras palavras, japonês chama japonês”. Em contrapartida, as igrejas também precisam fazer a sua parte para atrair todo esse contingente sedento por salvação. “Os japoneses e descendentes são responsáveis, bons profissionais e, dessa forma, se encaixariam perfeitamente em qualquer atividade social desenvolvida pelas comunidades cristãs. Entretanto, não são muitas igrejas que se interessam em trabalhar com eles, por serem um povo questionador, desconfiado e tornarem o processo de conversão mais lento. Acredito, portanto, que a melhor receita é dialogar, não somente para ensiná-los, mas também para aprender com eles; afinal, estamos falando de uma cultura milenar”, receita o professor.

Mais impressionante ainda do que o aumento do número de cristãos orientais, inclusive em seus países de origem – segundo as estatísticas, hoje no Japão os protestantes já superam os católicos – tem sido a significativa redução dos seguidores de religiões tradicionais observada nas últimas décadas – como o budismo e o xintoísmo. De acordo com o IBGE, nas últimas décadas tem caído acintosamente o número de adeptos ao budismo no Brasil – de cerca de 240 mil nos anos 1990 para 215 mil no início do século. Atualmente, calcula-se que haja cerca de 200 mil seguidores no país. “Não dá para dizer se os números são satisfatórios; eles são o que são e refletem os interesses da sociedade em que vivemos”, diz Fabiana Gaspar Gomes, presidente da Sociedade Budista Brasileira (SBB). “Todos os movimentos religiosos seguem ciclos naturais e talvez a mensagem cristã esteja, atualmente, falando mais aos corações dessas comunidades, que muitas vezes vivenciavam a religiosidade como ‘obrigação social’ determinada pela família que mantinha rituais tradicionais do país de origem”, continua a carioca que, apesar dos números apresentados pelo IBGE, garante que o budismo vem sendo cada vez mais praticado no ocidente e que o número de adeptos só não é maior por falta de apoio dos meios de comunicação. “Se houvesse um canal de TV ou emissoras de rádios budistas, como acontece em outras religiões, será que não haveria mais praticantes?, questiona.

De acordo com Frank Usarski, livre docente na área de Ciência da Religião da PUC-SP, um dos fatores responsáveis pela redução do número de budistas no Brasil se deve à falta de “força humana” religiosa. “Diversas comunidades budistas tradicionais não possuem uma autoridade religiosa residente, e tem que se contentar com uma programação precária”, resume. Soma-se também a insuficiência de material religioso traduzido para o português, o que dificulta em muito a transmissão da herança espiritual dentro das famílias de descendência japonesa. “Outra questão pode ser vista como conseqüência a longo prazo das circunstâncias históricas sob as quais o budismo de imigração foi introduzido no Brasil, numa época em que os imigrantes japoneses ainda estavam convencidos de que a sua moradia no país anfitrião seria temporária”, complementa o professor.

“Em geral os nikkeis praticam o budismo e xintoísmo não por convicção doutrinária, mas por tradição aos pais e avós. Dessa forma, uma religião calcada no entendimento e na fé pode atrair mais do que simplesmente as práticas de alguns rituais sem a devida compreensão daquilo”, opina, por sua vez, o teólogo Vanderlei Gianastacio.

Números, questionamentos ou controvérsias à parte, para Fabiana Gaspar o que importa mesmo é a “garantia do respeito e espaço para que todos pratiquem e sigam aquilo que acreditam”.

Holiness

O nome pode não ser tão familiar como outras denominações cristãs gigantes e com grande poder midiático, mas a Igreja Evangélica Holiness também já construiu sua história, que teve início nos anos 1930 com a chegada dos primeiros missionários japoneses a São Paulo. Trilhando estradas, colônias e fazendas do interior, Takeo Monobe cumpriu à risca a determinação bíblica de pregar o evangelho às famílias japonesas que por aqui já se fixavam desde o início do século. Dez anos desde mais tarde, a igreja se estabeleceu como independente e atualmente conta com quase 5 mil membros distribuídos por várias cidades brasileiras – com maior concentração no Estado de São Paulo. “A Igreja Holiness é um fruto da imigração japonesa para o Brasil, e a nossa história se mistura com a história da própria colônia japonesa brasileira”, compara Eduardo Goya, pastor titular de uma das células de São Paulo e presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Holiness do Brasil.

Se antes o ocidente constituía o destino dos missionários, de uns tempos para cá a situação se inverteu, tanto que a Holiness mantém dezenas de evangelistas na Índia, China e no próprio Japão, onde tudo começou. Convertido há trinta anos, Goya, que pertence à terceira geração de descendentes, também já teve a oportunidade de algumas vezes visitar o país de seus ancestrais, em especial para supervisionar as células ministradas por brasileiros. E cada vez que atravessa o mundo, ele volta mais satisfeito e com perspectivas positivas de que o mundo se torne cada vez mais cristão. “Temos orado e nos preparado para que nossa igreja no Japão alcance também os japoneses”, continua o religioso, ciente de que pregar o evangelho nessas circunstâncias é um pouco mais complicado do que considera em condições normais. “Naturalmente que se precisa um pouco de cuidado para não transgredir as tradições culturais dos japoneses e seus descendentes diretos; afinal, eles são cautelosos e demoram mais do que os outros para tomar uma decisão por Cristo”, alerta.

Faz coro à opinião de Goya o pastor Carlos Leandro de Melo que, com muito cuidado e trilhando o mesmo caminho, tem conseguido chegar a dezenas de corações que aguardam por salvação.”É necessário respeitar a cultura, mas também levá-los ao entendimento da verdade de que o evangelho não é apenas um estilo de vida ou um simples ritual”. Assim, mesmo que historicamente os orientais sejam tão enraizados a tradições milenares e espiritualmente ligados a crenças ancestrais, com estratégia correta todos tendem a entender a mensagem. Não é à toda que os cultos da Holiness e da AD Nipo-Brasileira estão sempre cheios.

Fonte: Revista Eclésia

 

 

 

 

“Devassa”: Mara Maravilha diz que não aceitaria fazer comercial de cerveja

15 / março / 2011





Os sites de notícias divulgaram na sexta-feira, dia 10, que o nome de Mara Maravilha estaria sendo cogitado para estrelar o comercial da cerveja Devassa.
Depois do sucesso do comercial feito pela cantora Sandy, o publicitário da marca, Aaron Sutton, disse aos jornais que estava procurando uma devassa que tenha um lado “certinha” para o próximo vídeo. Foram sugeridos então os nomes de Rita Cadillac, Geisy Arruda. Gretchen, Ariadna e Mara Maravilha.
No mesmo dia a cantora gospel respondeu dizendo que não participaria da peça publicitária. O anuncio foi feito durante sua participação no programa 6º Básica da Rede Super.
“De antemão já estou avisando pro inferno rachar: a minha resposta é não”, disse Mara sobre ser a nova devassa.
Ela lembra do tempo que não era convertida e aceitava propostas que hoje trazem arrependimento. “O diabo já me comprou muito, já me convenceu muito, mas agora nem vem que não tem!”
           





Rob Bell fala sobre céu e inferno em lançamento de seu livro

15 / março / 2011

 

Desde que Rob Bell, pastor da igreja Mars Hill, começou a divulgar seu novo livro, Love Wins [O Amor Vence], tem causado uma onda de reflexão e debate teológico sobre o céu e o inferno.
Em tempos nos quais todos dão sua opinião em tempo real usando redes sociais como Twitter e Facebook, literalmente milhões de mensagens a favor e contra os argumentos do pastor tomaram a internet nas últimas semanas. O assunto chegou a ser Trend Topic do Twitter mundial por algumas horas.
Quase que imediatamente ao lançamento de um vídeo onde Rob simplesmente fazia perguntas em frente a uma câmera de vídeo, cópias de parte do livro já estavam na mão de revistas e jornais cristãos, bem como de teólogos e estudiosos.
O conhecido teólogo John Piper escreveu uma enigmática mensagem no Twitter, onde dizia “Adeus, Rob Bell”. O site Gospel Coalition publicou uma avaliação negativa do livro, na qual Justin Taylor colocou Bell na lista dos hereges que contribuíam para desacreditar a Bíblia. Embora reconhecesse que não lera todo o livro, para ele os capítulos aos quais teve acesso e o vídeo produzido para o lançamento eram o suficiente.
O debate acalorado rendeu boa publicidade para o livro, a ponto de a editora Harper One antecipar seu lançamento em 15 dias. Ontem (13/3), o Bell fez o lançamento em sua igreja, em Grand Rapids (vídeo). Para tranquilizar os mais de 10 mil membros da Mars Hill, disse que não é universalista, crê que Jesus é o único caminho da salvação, acredita no nascimento virginal e que Jesus é Deus.
O lançamento mundial foi feito na noite de 14 de março, em uma conversa com a editora da revista Newsweek, Lisa Miller. A entrevista foi no estilo “Altas Horas”, com perguntas selecionadas entre as enviadas por e-mail e algumas das pessoas na platéia. Tudo foi transmitido pelo sistema Livestream.
Muito articulado, Bell sabe bem como usar as palavras, mas em vários momentos não conseguiu dar respostas claras. Pelo menos duas vezes foi perguntado sobre sua crença (ou não) no inferno e no julgamento. O escritor preferiu enfatizar que o propósito eterno de Deus e o evangelho do Novo Testamento revelam mais o amor de um Deus todo-poderoso do que sua ira. Também disse que existe um inferno existencial, que pode ser experimentado na vida aqui na terra como consequência de escolhas erradas por parte das pessoas. Para ele, o céu também pode ser experimentado na terra, referindo-se ao Jardin do Éden.
Lisa Miller é judia e, ao mesmo tempo que levantou questões sobre a revelação de Deus no Antigo Testamento, revelou-se desconfortável quando o assunto era Jesus ser o caminho para o céu. De maneira geral, Bell não estava preocupado em esclarecer todas as acusações que sofreu e enfatizou a necessidade de as pessoas lerem seu livro todo para entender sua posição. O mantra da noite foi “Deus é amor. Nada pode mudar isso”. Ele também lembrou que durante muito tempo o evangelho (boas novas) pregado pelas igrejas resume-se ao seu destino eterno, esquecendo de mostrar como devemos vivenciar o amor de Deus aqui na terra.
A CBD, maior livraria evangélica online do mundo, colocou o livro à venda hoje, mas com um alerta em sua página dizendo que não apóia o seu conteúdo. Por isso, doará todo o lucro com as vendas dele para a ONG humanitária Compassion.
Imediatamente após a transmissão da conversa com Bell, a Christianity Today, uma das revistas mais influentes do meio cristão, postou sua resenha do livro com o título “A ponte de Rob Bell é grande demais”. O editor Mark Galli deu ao livro apenas 2 estrelas (de 5 possíveis). Ao mesmo tempo que elogia, sua resenha questiona a fundamentação do autor. Galli escreve:
“O polêmico pastor levanta questões cruciais, mas suas respostas podem sabotar seus objetivos… Depois de ler o livro, é difícil acreditar que Bell não defende o universalismo, embora, para ser justo, ele não afirma isso formalmente no texto. Em alguns parágrafos, ele faz alusão às consequências infernais da incredulidade. No final, afirma estar levantando a questão só para mostrar que ”devemos deixar bastante espaço” para essa possibilidade. Em sua tentativa de tornar Jesus mais atrativo para os incrédulos, Bell levanta questões cruciais que durante anos muitos evangélicos não tiveram a coragem de fazer em voz alta. Devemos agradecer a ele por trazer tais questões à luz, para que possamos analisá-las abertamente de novo nos dias de hoje”.
Mark Driscoll, que rivaliza em popularidade com Rob Bell entre a maioria dos jovens evangélicos americanos, escreveu hoje em seu blog, mesmo sem citar nomes:
“Hoje em dia está se tornando popular a esperança de que os pecadores acabarão se arrependendo e todo mundo vai acabar indo para o céu. Esta é a reconciliação universal, antiga visão de Orígenes. No entanto, não há a menor evidência bíblica de um arrependimento pós-morte”.
A controvérsia está longe do fim. Brian McLaren, um dos mentores de Bell, que o defendeu nesse debate acirrado, lançará amanhã seu novo livro: Naked Spirituality: A Life with God in Twelve Simple Words [Espiritualidade nua: uma vida com Deus em 12 palavras simples] também pela Harper One.


Em um trecho disponível em seu site, ele destaca parte do argumento central do livro:

“Jesus estava certo. Paulo estava certo. João estava certo. Buda estava certo. Até mesmo os Beatles estavam certos. Tudo se resume ao amor, a compaixão ou como você quiser chamá-lo. O amor é nossa ligação vital. Uma vida com Deus é uma vida de amor. Você conhece a Deus quando ama a Deus. Conhece a Deus quando ama os outros. Você conhece seu vizinho, um estranho ou mesmo um inimigo quando o ama”.
Fonte: Pavablog






Fiéis morrem em inauguração de novo templo da Igreja Universal com o Bispo Edir Macedo
Enviado em 15/03/2011
Durante a inauguração do templo principal da Igreja Universal em Maputo, Moçambique pelo Bispo Edir Macedo duas pessoas morreram.

O motivo? Tumulto. Cerca de dez mil pessoas foram ao templo, que tem capacidade para apenas três mil fiéis. Segundo informações da Agência Lusa, as pessoas eram empurradas, caíam e disputavam lugares entre si. “Eles morreram por asfixia. As pessoas foram empurradas e caíram quando lutavam na tentativa de entrar na igreja e não conseguiram resistir”, afirmou Orlando Mudumane, porta-voz do Comando da PRM na cidade de Maputo.

Três pessoas ficaram feridas, porém, o Hospital Central em Maputo não confirma.

A inauguração estava prevista para as 10h, porém, teve que ocorrer depois. Apesar das fatalidades, o Bispo Edir Macedo realizou sua pregação normalmente.

O Centro de Ajuda Espiritual informou no dia 7, em seu site, que os fiéis aguardavam ansiosamente a inauguração do Cenáculo da Fé, que naquele país, é o primeiro. A estrutura do Cenáculo é moderna, confortável e o Cenáculo traz uma visível beleza ao Centro de Maputo.

A Igreja Universal ainda não se pronunciou sobre a morte de dois fiéis.

Fonte: Gospel +






Igreja que afastou pastora estuprada é condenada a pagar indenização
Enviado em 15/03/2011
Além do trauma da violência sofrida, a vítima teve ainda outro castigo: foi penalizada sob alegação de conduta imoral.
Uma pastora religiosa foi vítima de um estupro por um membro seguidor da igreja. Ao tomar conhecimento do assunto a cúpula da Igreja optou pelo afastamento sumário da pastora, impedindo-a de exercer qualquer atividade ligada à Igreja. Não bastasse o trauma da violência sofrida, a vítima teve ainda outro castigo: foi penalizada sob alegação de conduta imoral.

Além de ter sido estuprada, de ter sido afastada das suas atividades, teve ainda contra si a suspeita de que teria sido consentida a relação forçada. Tendo que suportar todas essas adversidades sem qualquer apoio ou assistência da Igreja e ainda com a agravante de ser acusada de imoral à Pastora não restou outra alternativa se não levar o assunto à Justiça.

Através de uma Reclamação Trabalhista pleiteou além do pagamento de indenização pelo dano moral que houvesse também uma retratação junto aos seguidores. Em primeira instância, a sentença decretou a improcedência da ação. Através de Recurso Ordinário ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região a decisão da primeira instância foi reformada, com a condenação da Igreja no pagamento de uma indenização pelo dano moral praticado à pastora.

O tema dano moral há tempos é objeto de estudo em nosso país, porém, somente após a Constituição Federal de 1988 é que passou a ser largamente tratado em nossos Tribunais.

O tema ganhou tamanha importância, que milhares de ações passaram a tramitar em nossos Tribunais, surgindo até uma nova versão de alguns julgadores que passaram a analisar o tema sob o enfoque de existência de uma Indústria do Dano Moral, condição esta que efetivamente acontece em muitos casos, nos quais falsas vitimas forçam situações buscando indenizações nem sempre devidas.

Certamente não é este o caso que está sendo comentado. Não poderia a Igreja praticar o linchamento moral da Pastora como praticou. Deveria certamente ter oferecido apoio moral à vítima, e não execrá-la publicamente, como fez.

O assunto foi tratado pela Igreja com tanta discriminação, preconceito e desrespeito que em uma reunião de Capelães do Hospital onde essa Pastora atuava foi dito que ela não mais participaria da Capelania por ser imoral.

Em depoimento pessoal no processo, o representante da Igreja disse que se o “estupro” fosse com a sua esposa ela teria reagido, chutando e gritando, como qualquer outra mulher faria. Ao que parece por não ter conseguido evitar a agressão não só a cúpula da igreja mas também algumas esposas de Pastores entenderam que o estupro foi consentido pela vitima. O requinte de crueldade para com a vitima foi tanto que em determinado momento chegou a ser questionada porque não teria chutado e gritado com o agressor. Atento a todas as questões de fato e tendo o respeito à dignidade da pessoa humana como prioridade ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, por unanimidade, reverteu à situação reconhecendo que a atitude da Igreja realmente causou dano moral à Pastora.

Fonte: InforGospel






Deus? Dúvida irracional
Enviado em 15/03/2011
As razões para a descrença em Deus são muito mais complexas do que as razões legais e racionais que os ateus tentam demonstrar.

A recente publicação do livro do gênio da física Stephen Hawking em coautoria com Leonard Mlodinow Uma nova história do tempo (Ediouro) reiniciou o recorrente debate acerca da existência de Deus. Ao sugerir que o cosmos pode ter sido originado espontaneamente, “do nada” – contrariando parte do que disse em seu bestseller anterior, Uma breve história do tempo, em que admitiu a possibilidade física da Criação –, o cientista britânico deu vigor ao neoateímo, movimento que cresce em todo o mundo e tem um de seus epicentros justamente no Reino Unido. Ateus e agnósticos celebram a obra como fonte de novos argumentos para dispensar as crenças religiosas acerca do tema origens e decretar, à semelhança do que o filósofo alemão Nietzsche fez no século 19, a morte de Deus. Ou, mais modernamente, como o pensador americano Thomas Nagel, que disse esperar que ele não exista. “Eu quero que o ateísmo seja verdade. Não quero que exista Deus, não quero que o universo seja assim.”

A atitude de Nagel, ainda que sutil de alguma maneira, não pode ser considerada comum entre os ateus. A maioria dos céticos demonstra ter chegado a este ponto de vista através de questionamentos legais e racionais. Mas, será que existem outros fatores envolvidos? Cristãos defensores da fé têm respondido aos argumentos dos novos ateus – que geralmente só refazem objeções tradicionais – com argumentos próprios. Como já é de costume, não falam muito sobre as causas irracionais para a descrença. Mas, como seres humanos, não somos feitos apenas de razão; temos também emoções, desejos, livre arbítrio – e tudo isso tem sua influência sobre o conjunto de crenças de todo ser humano. Por mais importante que seja relembrar aos ateus das evidências racionais para a existência de Deus, o problema real em muitos casos tem natureza moral e psicológica.

Esta sugestão é potencialmente ofensiva para os descrentes; mas, ainda precisamos nos perguntar se é verdadeira. De acordo com as Escrituras, a evidências para a existência de Deus são irresistíveis. O apóstolo Paulo diz que o que se pode conhecer de Deus é manifesto. Segundo ele diz em sua Epístola aos Romanos, 1.19-20, os atributos divinos, conquanto invisíveis fisicamente, podem ser claramente compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que aquele que não crê é indesculpável. Já o salmista descreve, com lirismo: “Os céus declaram a glória de Deus; e o firmamento proclama a obra das suas mãos” (Salmo 19.1). Isso naturalmente leva ao questionamento de que, se as evidências da existência de Deus são tão abundantes, por que existem ateus? Novamente, Paulo fornece parte da resposta no mesmo texto da carta à Igreja em Roma, observando que algumas pessoas “suprimem a verdade pela injustiça.”

A verdade é que todos nós sofremos de espaços de cegueira intelectual criados por nossos vícios pessoais e desejos imorais. Dependendo da dimensão à qual sucumbimos a tal estado, somos tentados a adotar perspectivas que nos fazem racionalizar um comportamento perverso. Quanto a isso, estudiosos não são diferentes de outras pessoas. O filósofo e educador novaiorquino Mortimer Adler (1902-2001) confessou rejeitar um compromisso religioso durante a maior parte de sua vida, pois acreditava que tal confissão interferiria demais no seu jeito de viver, nas escolhas do dia a dia e nos seus objetivos. “A simples verdade desta questão é que eu não queria viver para ser uma pessoa genuinamente crente”, escreveu. Tanto, que preferiu ser batizado anonimamente, aos 81 anos de idade.

CRENÇA E COMPORTAMENTO

O historiador Paul Johnson, em seu fascinante e perturbador livro Intelectuais, expôs este padrão de vida em célebres pensadores do período moderno, como Rousseau, Shelley, Marx, Ibsen, Hemingway, Russell e Sartre. Em suas vidas privadas (e muitas vezes públicas), estes gênios intelectuais do Ocidente eram moralmente arruinados. Será que sua rejeição a Deus – e, em particular, ao cristianismo, com seus padrões morais – era totalmente intelectual e imparcial? Ou será que os mesmos desejos confessados por Nagel e Adler tinha parte em seu ateísmo?

Como filhos do Iluminismo, temos a tendência de dar forte ênfase ao impacto da crença no comportamento humano. Contudo, ocorre o contrário – nossa conduta afeta a maneira como pensamos. De um lado positivo, a sabedoria das Escrituras nos diz que a humildade e a obediência nos dirigem para a compreensão e o discernimento; numa abordagem negativa, basta dizer que, quando cedemos ao comportamento imoral, nosso julgamento é distorcido. Ou, conforme Paulo descreve, a desobediência endurece o coração, que abre caminho para pensamentos fúteis, escurecimento da compreensão e ignorância (Efésios 4.18-19). Em outras palavras, o pecado tem consequências cognitivas.

O filósofo Alvin Plantinga, da Universidade de Notre Dame, desenvolveu tal ideia em profundidade. Ele observa que, como todas as outras coisas da vida, nossas faculdades mentais na formação das crenças foram desenhadas para funcionar de uma maneira. E, nas condições apropriadas, a tendência é formarmos crenças verdadeiras acerca do que percebemos ou raciocinamos. Mas algumas coisas podem impedir o funcionamento cognitivo – e o pecado é uma dessas coisas. Quanto mais desobedecemos e nos entregamos aos nossos vícios, menos confiável será nossa formação de crença no que diz respeito a questões morais e espirituais.

Apoiando-se em grandes teólogos cristãos como Tomás de Aquino e João Calvino, Plantinga propõe que todos os seres humanos têm o chamado sensus divinitatis, uma percepção inata do divino. Semelhante consciência natural de Deus nos leva a refletir nele conforme experimentamos a vida. Mas o sensus divinitatis, diz Plantinga, pode ser “corrompido e ferido pelo pecado”, ao ponto de levar o ser humano a negar a existência de Deus. De acordo com esse modelo, os ateus sofreriam de uma forma de disfunção cognitiva ou enfermidade. Assim, fatores externos poderiam influenciar nossa consciência natural de Deus, contribuindo para uma caminhada em direção ao ateísmo.
Em seu livro A fé dos órfãos: A psicologia do ateísmo, título em tradução livre, Paul Vitz, da Universidade de Nova Iorque – ele mesmo, um ex-ateu – examina a vida da maior parte dos ateus do modernos, incluindo ícones como Hobbes,Hume, Voltaire, Feuerbach, Nietzsche, Sartre, Camus e Freud. Ele observou que todos eles tinham algo em comum: uma relação distante e conturbada com seu pai. Por diversos fatores, como morte, abandono, abuso ou outros, a relação daqueles conhecidos ateus com seus pais foi imperfeita.

Por outro lado, Vitz também examinou a vida de teístas proeminentes durante o mesmo período: Pascal, Reid, Berkeley, Wilberforce, Kierkegaard, Schleiermacher, Newman, Chesterton e Bonhoeffer, entre outros. Em cada caso, encontrou biografias que registravam bons relacionamentos com os pais, ou, ao menos, uma figura forte de pai. Naturalmente, a vida é muito complexa para colocar uma regra rápida e imutável sobre tais questões; mas, ao menos, essa realidade histórica demonstra que existem dimensões morais e psicológicas no ateísmo, instâncias que não podem ser ignoradas. Ao menos isso sugere que ateus podem ser desmotivados a descrer em Deus. O evolucionista Richard Dawkins britânico (autor de Deus, um delírio, lançado no Brasil pela Companhia das Letras), é famoso por declarar que os teístas são iludidos. Mas se Adler, Plantinga e o apóstolo Paulo estão certos, então o ateu Dawkins necessariamente está equivocado.

Como cristão, geralmente sou questionado sobre as implicações da defesa da fé para os ateus. Minha resposta é que precisamos analisar caso a caso. Converso com muitos ateus para os quais se aplica o alerta de Jesus de não se atirar pérolas aos porcos. Mas sei que outros estão interessados em um diálogo genuíno, ainda que sejam dogmáticos em sua descrença. Para estes, estou sempre disposto a conversar sobre suas evidências racionais. Em muitos casos, os ateus se convertem após rever as boas razões para a fé. Antony Flew, estudioso e líder ateu por meio século, tornou-se cristão após evidências que considerou indiscutíveis. E alguns cristãos apologistas, como Lee Strobel e C.S.Lewis, foram ateus anteriormente. O que não se sabe é como e quando o Espírito Santo pode se mover na vida de alguém, iluminando sua mente uma vez obscurecida por um coração endurecido e concedendo a fé a alguém que genuinamente espera que Deus não exista.

Fonte: Cristianismo Hoje

 

 

 

 

Ao seu alcance: Igreja Batista da Lagoinha anuncia projeto revolucionário

14 / março / 201

 


cUma das maiores e mais populares igrejas do Brasil, a Igreja Batista da Lagoinha, é conhecida e reconhecida Brasil e mundo a fora pelo seu pioneirismo, trabalhos sociais e variedade e abrangência de seus ministérios.
Atualmente, o hall de membros da Igreja conta com mais de 45 mil pessoas, o que, de certa forma, dificulta o acompanhamento individual e próximo das ovelhas – um problema recorrente em toda grandes igreja.
Mas, segundo comunicado feito pelo Pastor Márcio Valadão, pastor presidente, esta realidade está prestes a mudar. No último domingo (13/03) ele anunciou a abertura de um projeto inovador e audacioso intitulado “Igreja ao seu alcance”.
O objetivo, segundo ele, consiste em implantar pequenas sedes da igreja em cada bairro da grande Belo Horizonte em um período de 4 anos. O que tornaria possível, cuidado e acompanhamento mais próximos e efetivos de seus membros. Ele salientou que este é um projeto inédito e pioneiro, diferente de tudo que as igrejas tenham tentado até hoje.
Ele ainda aproveitou a para anunciar a inauguração do seu novo templo principal, com capacidade para cerca de 30 mil pessoas, prevendo a finalização da obra para 2014, ano de Copa do Mundo.
A Igreja Batista da Lagoinha alcançou reconhecimento e notoriedade nacional, principalmente graças à sucessos musicais como Ana Paula Valadão (Diante do Trono), André Valadão e Nívea Soares.






Programa de tv americano destaca avivamento no Brasil

14 / março / 2011



Criado e dirigido pelo ministério do televangelista Pat Robertson, o canal de TV a cabo Christian Broadcast Network (CBN) noticiou na semana passada que o Brasil está experimentando um avivamento sem precedentes. Ressaltando a projeção que em 2020 os evangélicos serão 50% da população, a reportagem destaca ainda as muitas horas de programação cristã transmitidas todos os dias por diversos canais da TV aberta e a cabo.
Entre os argumentos da matéria está o grande número de pessoas que frequenta igrejas como a Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, que hoje conta com cerca de 35.000 membros. Também mostra que gravações dos DVDs do ministério Diante do Trono conseguem reunir mais de um milhão de pessoas.
Mostra ainda que apóstolos e evangelistas com ministérios que incluem sinais e maravilhas elegeram o Brasil como o local de maior mover de Deus. Randy Clark da rede Apostólica Global Awakening, por exemplo, tem usado suas viagens ao país para, segundo ele mesmo, “treinar crentes americanos comuns a mover-se em meio a milagres”. Ele conta que as pessoas estão pagando milhares de dólares para viajar até o Brasil apenas para orar por pessoas pedindo cura.
O apóstolo acredita que o cristianismo cheio do Espírito irá “derrotar o humanismo e o ateísmo por causa das demonstrações de poder desse avivamento”. Durante décadas, a Índia e algumas nações africanas eram usadas como “campos de treinamento” desse tipo de missionários. Parece que hoje o país se tornou uma potência emergente também para a religião.
A CBN afirma que o avivamento brasileiro é o que há de melhor no cristianismo do século 21. A reportagem destaca ainda que os cristãos brasileiros aprenderam a votar e que isso tem levado a inúmeras mudanças na sociedade brasileira. Conclui ainda que os evangélicos brasileiros aprenderam a mudar o mundo a sua volta. “As taxas de crime têm diminuído. Podemos ver mudanças políticas acontecendo. O Senhor toca o governo de uma cidade e são tomadas decisões que beneficiam toda a população”, explica Mike Shea, canadense radicado no Brasil.
Entre as figuras de destaque da reportagem, com declarações que confirmam o avivamento brasileiro, estão Mike Shea, do ministério Casa de Davi (PR), e Márcio Valadão, da Lagoinha (MG). Esta última, inclusive, é apontada como o “berço do avivamento que varre o país”, pois mais de uma centena de pessoas une-se a essa igreja a cada semana.
Mike Shea tem feito uma série de posts no blog da Casa de Davi, com o título “Brasil tu és o escolhido”, demonstrando sua convicção de que o país que adotou tem lugar de destaque no plano divino. Escreve Shea: “Lembrei-me da palavra que preguei em São Paulo em 2003: ‘tudo que pode ser abalado, será abalado’. Naquele momento, peguei cinco tijolos, representando os ministérios de apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, e ‘marreta neles’. Disse que Deus estava querendo destruir o que não se alinhava com a edificação de sua casa e que nossos ministérios iriam passar por uma grande ‘reforma’ da parte de Deus. Mal sabia o que iria acontecer dentro de poucos meses! Casa de Davi é um ministério profético que tem a característica de ser ‘sinal e símbolo’. Vejo a mão de Deus disciplinando e corrrigindo um ministério profético. E, como ‘sinal e símbolo’, digo que o mesmo está por acontecer em toda a igreja”. O que é uma referência clara ao escândalo envolvendo Davi Silva, um dos líderes da Casa de Davi.
A versão brasileira do site de Randy Clark traz testemunhos similares: “Em 2010 realizamos nosso nono Power Invasion em Curitiba (PR) pelo segundo ano consecutivo. Colhemos muitos frutos, muitas curas, inclusive de cegos, paralíticos e surdos que recebiam oração tanto nas igrejas onde nossos jovens cheios do poder ministraram quanto nas ruas onde oravam pelos estranhos que passavam. Estávamos orando na rua e dois jovens vinham andando pela calçada. Vi que um deles mancava, andando tipo “tá fundo tá raso” (risos), daí eu o parei e disse: ‘escuta, sou cristão e creio que Deus pode curar sua perna; posso orar por você?’. O jovem imediatamente disse que sim. Eu e meu amigo oramos uns cinco minutos e diante de nossos olhos a perna do jovem cresceu. Ele ficou pulando feito louco, chorando de alegria. Ele e seu amigo entregaram a vida a Jesus e foram conosco pro culto aquela noite”.
Reproduzida em dezenas de sites norte-americanos, a matéria da CBN colabora para o fortalecimento da teologia dominionista, que reivindica o poder e o domínio do planeta para os cristãos nas próximas décadas. Segundo vários líderes, o Brasil será uma das primeiras nações a presenciar isso.
Confira a reportagem:


Fonte: Pavablog

 

 

 

Humor cristão ganha espaço nas redes sociais

14 / março / 2011

 

Quem está ligado nas redes sociais já se deparou com blogs, sites e agora twitters que fazem piadas com o linguajar evangélico e com algumas atitudes dos cristãos modernos.
A ideia geral dos donos desses sites não é ridicularizar o evangelho, mas divertir e porque não chamar a atenção para atitudes “bizarras” que andam acontecendo no meio.
“Crente não rouba, porque roubar é pecado. Crente toma posse”. Essa frase foi retirada do @profetirando um dos vários perfis de humor cristão do twitter. O @profetirando foi criado por Thiago Matso, 22, que frequenta a Igreja do Evangelho Quadrangular. Thiago é ator e redator e sentia falta de um site com humor cristão e, por isso, criou o blog profetirando.com.br. Hoje ele também alimenta o twitter com frases engraçadas, inclusive, já conseguiu criar duas hashtags que foram parar no Trends Topics Brasil, a última foi  #coisasderetiro.
“Meu único objetivo é fazer rir. Sempre deixei claro que só faço humor no blog, não quero dar lição de moral como muitos fazem,” disse Thiago. Quem procura por conteúdos teológicos  ou orientação espiritual, Thiago adianta que não vai encontrar no Profetirando. “Se quiser aprender sobre subversão e teologias, leia outros blogs, livros, veja vídeos. Se quiser se edificar, ore e leia a Bíblia. Agora, depois disso tudo, se você quiser rir, acessa o Profetirando”.
Se o Thiago não pretende dar lição de moral existe alguns tuiteiros que gostam sim de dar algumas alfinetas nas atitudes erradas que os irmãos comentem por aí. Para brincar com o cotidiano gospel, Bruno Cícero, 28, criou o perfil @crentecotidiano.
“Meu objetivo é brincar com o cotidiano das igrejas, zuar o evangeliquês e as coisas bizarras que andam fazendo no meio evangélico”, disse Bruno que é frequentador da Igreja Batista de Tauá, Rio de Janeiro.
As mensagens de Bruno têm o objetivo de denunciar a forma a errada como os evangélicos brasileiros estão vivendo. “Parte da igreja está doente, carrancuda, sem graça. Isso precisa mudar! E com humor fica ainda mais fácil”, disse.
Mas nem tudo no @crentecotidiano é bronca. O dono do twitter gosta de ensinar algumas cantadas para seus seguidores conseguir uma namorada (ou um namorado). Baseado no perfil @Pedreiro_online ele criou a hashtag #Predreirocrente e segundo ele muitos tuiteiros já entraram em contato para dizer que a cantada funcionou.
Quem também gosta de falar de tudo um pouco no twitter é Verônica Porto, 31, dona do perfil @irmacelinha. A personagem foi criada para um programa de humor da Rede Boas Novas, vivida pela própria Verônica, e o twitter veio para aproximar ainda  mais essa personagem do público.
A @irmacelinha tem o objetivo de divertir as pessoas independente da religião. “Eu crio as mensagens observando situações do cotidiano ou até mesmo usando experiências pessoais”, disse Verônica.
Mas como ironizar essas situações sem cair na zombaria? Muitos desses sites andam em uma linha tênue e até já receberam críticas sobre o conteúdo postado, afinal como criar mensagens engraçadas sem ofender nenhuma religião, denominação ou mesmo a Palavra de Deus?
Por isso há muitos internautas que não entendem o conteúdo desses sites e não aceitam as brincadeiras com as doutrinas de uma igreja, mas os blogueiros e tuiteiros estão aprendendo a lidar com essa situação mostrando que não querem agredir ninguém.
“A linha de não cair na chacota aprendi com o tempo. Antes eu fazia piada com pastores e igrejas, hoje uso o humor sadio a nosso favor”, relata Thiago.
Bruno acredita que os blogueiros que fazem chacota, fazem porque existe um motivo. É o caso do twitter @Cleycianne. ” Esse perfil é escrito por um homem que provavelmente está afastado de alguma igreja. Ainda que ele faça chacota, está falando de algo que de fato está acontecendo nas igrejas”, opina o escritor do @crentecotidiano.
O perfil da @irmacelinha já foi alvo de críticas de um pastor que colocou a página da Verônica junto com perfis iguais ao de @Cleycianne como se o objetivo deles fosse o mesmo. Para se explicar Verônica, que frequenta a Igreja Viva da Taquara, Rio de Janeiro, fez uma twitcam (conversa por vídeo)  de cara limpa para mostrar suas reais intenções na rede.
“Esse pastor postou um tweet perguntado se era conveniente um cristão seguir perfis de humor. Graças a Deus saiu outro pastor em minha defesa dizendo que nunca me viu zombar do Evangelho”, lembra.
Tanto Verônica, quanto Bruno e Thiago não se importam em responder aos internautas em caso de controvérsia, entrar em contato com o reclamante e explicar o conteúdo é a melhor forma de fazer com que ninguém saia ofendido dessa brincadeira.
Outra forma de humor sãos as tirinhas e charges criadas pelo blog karapuça

 

 

Missão:Apoio internacional pode ser mais efetivo aos cristãos no Oriente Médio
Enviado  em 14/03/2011
A discussão gerada pela declaração feita pela União Europeia que condena a perseguição religiosa, levantou uma discussão de fatos recentes de intolerância religiosa mundial.

Os ataques no Iraque, Filipinas e Paquistão entraram em pauta e mostram uma ausência da Europa, e também de governos como os Estados Unidos, nos casos e que ocasionaram um desconforto severamente criticado.

Nas últimas semanas, na versão preliminar de uma declaração que condena a violência anticristã no Oriente Médio e Ásia, o Conselho de Assuntos Exteriores da EU acatou com as críticas e incluiu os cristãos no documento (leia mais aqui).

Ataques contra cristãos
Nos últimos dois anos, violentos ataques contra os cristãos nos países dominados pelo islamismo no Oriente Médio se intensificaram, e populações cristãs que no passado estavam florescendo em países tais como Iraque estão em perigo de desaparecerem à medida que mais pessoas fogem. Da mesma forma o Egito e o Paquistão têm sofrido violências sancionadas pelo governo.

Na cidade de Belém, que no passado era uma das mais antigas populações cristãs do mundo, apenas uma fração do antigo número de cristãos permanece. Em 1947, 75% da população de Belém eram cristãos, mas o número diminuiu para 23% em 1998 devido à “emigração”, de acordo com o prefeito da cidade em 2005. Tanto muçulmanos quanto cristãos estão emigrando, disse Victor Batarseh, “mas é mais evidente entre os cristãos, pois eles já são uma minoria”.

Hoje, os cristãos compõem menos de 4% da população da Margem Ocidental. Os especialistas predizem que a atual população de cerca de 12 milhões de cristãos no Oriente Médio poderá definhar para menos de 6 milhões em 2025.

(Des)Casos
No Paquistão, o governador do Punjab foi assassinado por pedir que Asia Bibi, a cristã sentenciada à morte por blasfêmia contra o islamismo, fosse perdoada. O assassino de Salman Taseer, seu guarda-costas Malik Mumtaz Qadri, disse que foi a oposição de Taseer à lei antiblasfêmia que incitou seu ato. Apesar do ato ter sido condenado pelo governo e autoridades internacionais, de acordo com as reportagens, Qadri foi recebido pelos apoiadores com uma chuvarada de pétalas de rosas ao entrar no tribunal para seu julgamento.

Nas Filipinas, seis pereceram num ataque à bomba no dia de Natal numa igreja católica na ilha de Jolo e uma série de ataques à bomba na véspera de Ano Novo no Iraque deixou dois mortos e pelo menos 13 feridos.

Segundo Nina Shea, diretora do Centro de Liberdade Religiosa do Instituto Hudson, disse para a FoxNews.com, não somente os ministros da UE estão sendo criticados, mas também o governo americano. Ela acredita que as populações cristãs do mundo estão sofrendo em parte devido a uma falta de ação decisiva por parte do governo dos Estados Unidos.

Shea disse que quando o governo de Obama enviou uma mensagem de condolência depois de um ataque à bomba contra uma igreja no Iraque em 31 de outubro — o qual deixou 58 mortos e pelo menos 78 feridos — era uma mensagem que continha “uma condolência geral para os iraquianos que nem chegou a mencionar a palavra ‘cristãos’ ou ‘igrejas’, muito embora tivesse sido um culto lotado de domingo para cristãos que foi explodido”, lamenta.

Fonte: Missão Portas Abertas

 

 

 

Juiz bloqueia carregamentos de Bíblias para o Uzbequistão
Enviado l em 14/03/2011
A Sociedade Bíblica do Uzbequistão foi multada por supostamente “violar” alguns procedimentos governamentais relacionados à importação de dois carregamentos de 5 mil Bíblias em russo e 7 mil Bíblias infantis nos idiomas uzbeque e Karakalpak.

O Comitê de Assuntos Religiosos se recusou a liberar os livros apesar de diversos apelos feitos pelas igrejas cristãs. O juiz ordenou que a Sociedade Bíblica devolvesse o carregamento para a Rússia, e cobrisse as despesas. Os oficiais alertaram a organização que “não há necessidade de importar Bíblias para o Uzbequistão, já que existe uma versão eletrônica disponível na internet”.

Ore para que a Bíblia Sagrada esteja disponível para todas as pessoas no Uzbequistão. Ore para que os exemplares dos carregamentos não sejam devolvidos e possam ser distribuídos no país. Ore também para que os apelos feitos pela Sociedade Bíblica tenham influência e alterem a decisão do juiz.

Fonte: Missão Portas Abertas

 

 

 

Mulheres temem perder direitos ante islamização da Tunísia
Enviado em 14/03/2011
Tunisianas exigem a separação entre o Estado e a religião e na futura Constituição do país.

Centenas de tunisianas expressaram neste domingo seu temor ante o risco de perder os direitos adquiridos até agora e exigiram que na futura Constituição do país figure a separação entre o Estado e a religião, durante uma conferência na capital do país.

"De maneira alguma faremos concessões sobre nossas conquistas, nem aceitaremos o obscurantismo daqueles que querem nos levar para 14 séculos atrás", declarou a ativista Fathia Bazi, durante conferência nacional de mulheres pela igualdade e a cidadania organizada por quatro ONGs locais.

Em termos de herança, a lei islâmica não garante a igualdade entre homens e mulheres.

A futura Constituição deverá enfatizar o princípio de separação entre religião e Estado, paridade entre homens e mulheres em todas as instituições, assim como os princípios de igualdade e de não discriminação, segundo um projeto apresentado durante a conferência.

Fonte: Folha Online

 

 

Missão: Cristãos comemoram a reportagem da jornalista sobre "verdades falsas do carnaval"
Enviado em 14/03/2011
Cristãos comemoram a reportagem da jornalista paraibana da Tambaú Notícias, Rachel Sheherazade, sobre as 'verdades falsas do carnaval.'

A Jornalista que gerou polêmica com o vídeo “Esperando a quarta-feira de Cinzas,” falando sobre as ‘verdades falsas do carnaval,’ e um que postou ontem sobre “o que vem depois do carnaval,” chamou a atenção do público cristão, trazendo elgogios à jornalista.

“Graças a Deus existem pessoas fora do meio cristão, que também não apóiam o carnaval, a festa da carne, do desvario e do esbanjamento do dinheiro e serviço público,” postou o pastor metodista José Carmo da Silva em um blog.

A jornalista publicou primeiramente a reportagem polêmica sobre o carnaval, mencionando e questionando a quantidade de dinheiro que é gasto com o festival, as consequências da violência, excesso do consumo de bebida, entre outros. Essa franqueza e coragem na exposição dos comentários, foi motivo de felicitações.

“Parabéns à jornalista Rachel. Além de haver poucas pessoas com coragem para falar certas verdades que o brasileiro precisa ouvir é preciso dizer que são poucas as oportunidades de se divulgar verdades tão flagrantes quanto a que ela afirma. Acordem irmãos brasileiros, o carnaval é (sic.) negócios que interessam a alguns, enquanto isso, o povo que se deleita nessa festa, torna-se alienado, marionete,” disse um blogueiro cristão.

Em seu primeiro vídeo a jornalista abordou as “verdades falsas do carnaval,” citando entre elas que o brasileiro adora o carnaval. Segundo a jornalista, a maioria do povo “não foi para a rua ou por que não gosta de carnaval ou por que não se reconhece mais nessa festa dita popular.”

Uma outra verdade falsa, ela disse que “o carnaval é uma festa genuinamente brasileira.”

Rachel afirmou que a festa é originalmente da “Europa, durante a era viotriana e se espalhou mundo afora.”E mencionou também que o carnaval virou negócio – ‘dos ricos.’

“Milhões de reais são pagos a artistas da terra e fora dela para garantir o circo a uma população miserável que não tem sequer o pão na mesa.”

Entre outras coisas a jornalista comentou sobre a quantidade de ambulâncias disponibilizadas no desfile de carnaval “para atender aos bêbados de plantão e valentões que se metem em brigas e quebra quebra.”

E questionou, “Onde estão essas mesmas ambulâncias quando uma mãe de família precisa socorrer um filho doente? Quando um trabalhador está infartando?”

Falando sobre os lucros ela afirmou que o carnaval somente dá lucro para “donos de cervejaria, proprietários de trios elétricos e artistas baianos...”

“Alguém já parou para calcular o quanto o estado gasta para socorrer vítimas de acidentes causados por foliões embriagados? Quantos milhões são pagos em indenizações por morte ou invalidez decorrentes desses acidentes?”

E finalmente, terminado o carnaval, a jornalista postou um outro vídeo entitulado “o que vem depois do carnaval?” nesta última quarta-feira.

“Antes tarde do que nunca, finalmente, é quarta-feira de cinzas. Agora sim, três meses depois do Reveillon o ano vai começar... agora que o efeito enebriante do carnaval já passou é hora de viver a vida real...” disse ela.

E completou, “agora sim é hora de encarar o irrisório salário mínimo, hora de prestar contas com o mais faminto leão da receita, o fim das pensões vitalícia para os ex-governadores, ... é hora de estimular a economia, combater as diferenças sociais, combater o crime, a impunidade ... agora que o carnaval terminou que tal tentar fazer do Brasil o país da verdadeira alegria?”

Rachel urgiu para uma “Alegria que não dure apenas cinco dias. Mas que perdure o ano inteiro. E possa alcançar a todos os brasileiros indistintamente. Porque dependendo do nosso grau de comprometimento ou omissão, o futuro deste país poderá ser de riso ou de lamento.”

Fonte: Christian Post

 

 

 

Pastor Ricardo Gondim causa polêmica com comentários sobre tragédia no Japão
Enviado em 14/03/2011
Inquietações de Ricardo Gondim, pastor e teólogo, em seu twitter, causam polêmica por seus comentários sobre “o controle de Deus,” na tragédia do terremoto e tsunami no Japão.

Gondim, escreveu em seu twitter no dia do terremoto e tsunami no país asiático, “O deus que ‘administra’ os eventos, tem propósitos insondáveis e que, pra cumpri-los, deixa tragédias acontecerem, é um demônio (sic).”

Pastor Ricardo Gondim, presidente nacional da Assembléia de Deus Betesda, é conhecido por ser autor premiado de vários livros e artigos polêmicos.

Na tragédia do Japão, ele provocou polêmica ao questionar a “soberania de Deus” sobre os eventos catastróficos que ocorrem na terra.

“Deus q intervém não é o mesmo q controla tudo. Pois, se Deus já controla tudo, ñ precisa intervir (sic),” escreveu ele no seu microblog.

“É preciso sair do modelo grego de uma divindade marionetando, do alto, os eventos da terra. Deus é Emanuel: Deus conosco...”

Para o teológo, Deus não está em controle de tudo e acredita em “um Deus de amor,” sem permitir ou interferir em uma tragédia.

“O modelo teológico que coloca Deus no controle de um tsunami também o responsabiliza por Asuschiwits, Ruanda, e pelo estupro da esquina.”

“O deus medieval, que se comporta como os senhores feudais, serviu a interesses da época, mas Jesus encarnou outra verdade: Deus é amor.”

Recebendo um email de Ricardo Gondim, o pastor Eros Pasquini da Igreja Batista Bereana em São Caetano do Sul, SP, divulgou uma carta aberta na internet, em resposta às suas inquietações.

Pasquini respondeu a frases de Ricardo Gondim como: “não há nenhuma força persuasiva no universo que me convença desses argumentos [que Deus age sem dar satisfação a nós] ... não aceito que Deus, para alcançar seu propósito, produza um sofrimento brutal em tanta gente miserável, que não pediu para nascer na beira de uma praia paupérrima ...”

Em resposta, Pasquini disse que frases como essas “apontam para o fato de que você aparentemente já se fechou para o que a própria Bíblia diz a esse respeito.”

Novamente, ele citou as indagações de Gondim como, “Conceitos como esses [Soberania, Onipotência] significam o quê dentro dos paradigmas das ciências sociais pós-modernas?”

E resondeu dizendo, “Você mudou de cosmovisão - abandonou sua confiança na suficiência das Escrituras para colocar os paradigmas das ciências sociais pós-modernas como parâmetro para se enxergar a Deus.”

Mas as questões de Ricardo Gondim ainda se seguiam, “Será que não estamos insistindo em ler as Escrituras com as mesmas lentes dos medievais?” O que levou a pastor Eros a pôr em dúvida a confiança de Gondim nas Escrituras.

“Você não está dizendo que quem mantém sua confiança na literalidade da Palavra de Deus é retrógrado?”

Pasquini afirmou que também por vezes sua, “cabeça também pira” e que “através da ajuda de um ou vários deles [amigos bem chegados], ou de uma boa leitura de conteúdo bíblico, de uma pregação bíblica, ou através de meu próprio tempo na Palavra e oração ... Deus se mostra novamente Soberano, Gracioso, Misericordioso, etc.”

“Aí as "minhas inquietações" provam ser fruto de um homem que, conhecedor da Palavra (como você, também, o é), conhecedor de tantas bênçãos (como você, também, o é), por um descuido, tirou os olhos de Jesus.”

Pastor Eros mostrou como foi possível aprender sobre a soberania de Deus “fora da sala de aula,” quando, “esbravejei com Deus (punho cerrado) quando soube que meu pai estava com câncer e tinha dias contados.”

Segundo ele, Deus o encheu de paz e convicção que no culto de sepultamento de seu pai ele escreveu um texto citando Provérbios 20:24.

“Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor; como, pois, poderá o homem entender o seu caminho?”

Pasquini expressou que o fato de Gondim escrever suas inquietações para o público, foi irresponsabilidade, visto que há muitos que nem sequer frequentam uma escola dominical. Mas afirmou que não acredita que Gondim o tenha feito por uma intenção errada.

Fonte: Christian Post

 

 

Igreja Renascer vai pagar aluguéis atrasados com doações
Enviado em 14/03/2011
Existem 34 processos no Estado de São Paulo contra a Renascer por não pagar os aluguéis dos templos.

Em ministração no acampamento de carnaval que aconteceu na ultima segunda-feira, 7 de março, o apóstolo Estevam afirmou que irá se consertar pagando as dívidas dos templos: “Vamos abrir novas igrejas, vamos fazer desafios para pagar os alugueis atrasados, consertar nossa vida”. Afirmou ainda que a última prestação da Rádio Gospel no Rio de Janeiro será quitada em agosto deste ano.

A resposta do apóstolo veio logo depois da divulgação por um site de membros da denominação de 34 processos tramitando no Estado de São Paulo contra a Renascer por não pagar os aluguéis dos templos, uma dívida que supera R$1,5 milhão.

No ultimo dia 2 de março a justiça decidiu despejar a Renascer em Cristo Santana localizada na Avenida General Ataliba Leonel 1103. Segundo o processo, a Renascer não pagou os alugueis dos meses de agosto e setembro no valor total de R$844 mil. A decisão da juíza não foi publicada no diário, por isso, após publicação a Renascer terá 15 dias para desocupar o imóvel. A Renascer pode recorrer da decisão, para isso, terá que desembolsar R$17 mil.

Fonte: Folha Renascer

 

 

 

Deus é quem nos sustenta" diz Marina Silva
Enviado em 14/03/2011
Em uma entrevista para a Revista Comunhão, Marina Silva fala, entre outras coisas, sobre seu ministério e seus sonhos para o país.

Maria Osmarina Silva de Lima, a missionária e ambientalista Marina Silva, despede-se do Senado após 16 anos defendendo a causa ambiental no Governo, tanto como senadora, quanto como ministra do Meio Ambiente. A ex-candidata à presidência da República pelo Partido Verde (PV) fala à Comunhão sobre seu ministério, o movimento pró-Marina Silva, as barreiras e conquistas em seu ativismo ambiental, o papel da igreja na obra restauradora de Deus na Terra e seus sonhos para o País

A infância difícil no Acre, de muitas privações, ajudou a levá-la ao encontro com Deus?
Foi uma infância bem paradoxal, porque tinha a abundância dos recursos da Floresta Amazônica, apesar de algumas faltas em outras áreas. Eu era uma criança que ficava contemplando as estrelas, o sol, a lua, o céu, as coisas da natureza e identificando em tudo isso a presença de Deus. E na escassez d de alimento e nas dificuldades de doenças - porque não havia médico -,poder contar com o sobrenatural era a única esperança que tínhamos. Então, Deus sempre ocupou um lugar muito forte na minha vida. Tirávamos da floresta o nosso suprimento: látex, óleo. A floresta era, enfim, nosso grande celeiro. Tínhamos, ao mesmo tempo, uma floresta bonita exuberante e a escassez. Aquilo que não produzíamos comprávamos dos patrões, e o preço das mercadorias era sempre muito alto, ao contrário do preço da borracha que fabricávamos. Éramos submetidos a um regime quase que de escravidão.

O versículo "Quando sou fraco é que sou forte" (2 Coríntios 12:10) abre a sua biografia. Como, ao longo dos anos, a fé ajudou na superação da fragilidade na saúde?
Quando a gente se depara com uma falta em nós mesmos, com nossa insuficiência para uma série de coisas, não somos capazes de nos sentirmos amados e de termos o amor do outro, nem de nos sentirmos saudáveis, se a saúde não está em nós. Mas quando nos deparamos com essa fragilidade, podemos dar espaço para que Deus possa preencher essa falta. Então, ao me identificar faltosa em mim mesma, eu crio um espaço para que Deus possa preencher esse vazio, e aí eu sou uma pessoa forte. Toda vez que eu me encho de mim mesma, sinto-me autossuficiente em tudo e eu diminuo o espaço da presença de Deus em minha vida. E aí, contraditoriamente, ficamos fracos, porque Deus é quem nos sustenta.

Como concilia o ministério na igreja com o ativismo político?
Em 2004, eu fui consagrada à missionária da Assembléia de Deus de Brasília, que é a igreja onde congrego, cujo presidente é o pastor Sóstenes Apolo. Considero meu ministério itinerante para falar sobre essa esperança restauradora que é Jesus. Ao mesmo tempo, acredito que o trabalho que exerço na defesa do meio ambiente é um ministério, porque na Carta de Paulo aos Romanos diz que toda a criação geme com dores de parto. E ela geme esperando ser restaurada. Então, quando nossos primeiros pais caíram no Éden, tudo caiu com eles. A restauração de Deus é integral, é para tudo que Ele criou, inclusive a natureza. Por isso, sinto-me parte de um trabalho que tem a ver com esse processo de restauração da obra de Deus. E dá para conciliar porque não são incompatíveis. Quando temos uma função pública, atuamos para todos que creem. Quando temos a clareza da fé, você sabe que, se é abençoado, é também abençoador. E a bênção de Deus é para impactar onde a gente estiver, sem impor nossas verdades e valores.

Sofre preconceitos por ser cristã e estar alinhada com o pensamento científico?
Eu diria que na campanha eu sofri alguns preconceitos por ser evangélica. Quem acompanhou os movimentos na Internet sabe que eram feitas acusações e rotulações que não têm nada a ver com o meu testemunho de vida, e as pessoas que me conhecem e acompanham a minha vida sabem disso. Mas quando as pessoas têm a oportunidade de conhecerem e serem conhecidas, na maioria das vezes, o preconceito acaba.

Mesmo não ganhando nas urnas, a senhora foi considerada uma verdadeira vencedora no último pleito. Ser presidente do Brasil é um sonho?
Servir ao Brasil é uma aspiração, graças a Deus. Para mim, pode ser sendo uma boa professora ou uma senadora comprometida com a defesa da educação, da saúde, do meio ambiente, dos direitos humanos, da justiça e da ética na política. Isso é servir ao Brasil. Assim como sendo candidata à presidência da República, discutindo as questões com profundidade, evitando o embate, procurando fazer o verdadeiro debate, não transformando a fé numa arma política nem os púlpitos em palanque. O que está dentro de mil é o desejo de servir onde quer que eu esteja, porque não devemos escolher a bênção de Deus, e sim o Deus da bênção. E quando escolhemos o Deus da bênção, onde colocarmos a planta dos nossos pés é ali que a devemos fazer a diferença. Pode ser na comunidade, dentro da nossa casa ou no local de trabalho.
Eleita para dois mandatos consecutivos, a senhora está se despedindo do Senado. Fale das principais dificuldades enfrentadas para a aprovação de seus projetos no Senado.
Foi uma série de dificuldades, já que trabalho com temas novos. Um dos projetos mais importantes da minha trajetória legislativa no Senado foi a Lei de Acesso aos Recursos da Biodiversidade, e estou saindo, depois de 16 anos, sem ver esse projeto ser aprovado. Apresentei 72 projetos ao longo desses anos. Alguns foram votados e transformados em lei, mas os que são mais estruturantes, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, da economia e da ecologia, não foram aprovados. Há uma dificuldade porque muita gente ainda coloca economia em oposição à ecologia e vê na proteção do meio ambiente uma barreira para o desenvolvimento, quando, na verdade, a grande barreira está na destruição das bases naturais que o promove.


Na vida política e partidária, a senhora já se viu, em algum momento, obrigada a tomar alguma decisão conflitante com a Palavra de Deus?
Graças a Deus, durante esses anos todos, eu sempre tive uma atitude de não abrir mão dos meus princípios em função de determinadas circunstância. Sempre necessário, eu alegava objeção de consciência para não ter que votar em propostas contrárias ao que penso. É claro que são situações pelas quais você vai ter que pagar um preço de acordo com sua decisão. Uma parte das pessoas compreende e outras vão criticar. Mas é assim na vida, e democracia é isso. É preciso acabar com essa história de rotular as pessoas e passar a discutir, com profundidade, o mérito do que ela está dizendo e pensando.


Em seu pronunciamento de despedida do Senado, a senhora disse que "fiz o bom combate e guardei a fé" e que quer estar na ativa como mantenedora de utopias. Quais são as suas utopias?
Eu tenho o sonho de continuar sonhando pelo resto da minha vida. Tudo aconteceu na história da humanidade porque alguém foi capaz de sonhar, de se projetar para além de si mesmo e do seu tempo e fazer com que aquilo que ele faz tenha um forte vínculo com aqueles que virão. Quero continuar aliançada com aqueles que ainda não nasceram, para que possam ter condições iguais ou melhores das que temos hoje. Abraão deu um bom exemplo em relação a isso quando, aos 100 anos, plantou um bosque em Berseba sabendo que não ia comer dos frutos daquelas árvores nem ia usar aquela madeira, deixando tudo para a geração seguinte. Eu tenho o sonho de que o Brasil seja um país socialmente justo, ambientalmente sustentável, economicamente próspero, culturalmente diverso; que continue com a bênção de ter um Estado laico para assegurar os direitos dos que creem e dos que não creem e que possa garantir àqueles que não receberam esse toque do Espírito o convencimento desses princípios e dessa forma de viver.


Fale sobre suas expectativas em relação à gestão da primeira mulher presidente da República.
Eu torço para que seja uma gestão exitosa, para o bem do Brasil e dos brasileiros, para que a mensagem que foi dada sobre a relevância do tema sustentabilidade seja compreendida pelo novo governo e para que todas as questões possam ser integradas em políticas estruturantes. Que a sustentabilidade possa ser a questão central e que a gente integre os desafios da proteção ao meio ambiente aos desafios da agenda econômica, sem que um seja considerado mais importante do que o outro

.
O movimento pró-Marina Silva reacendeu em muitos o desejo de votar nas últimas eleições. Essa onda crescente de admiração pela sua pessoa a preocupa?
Eu sinto uma sensação de alegria e gratidão pelo respeito que as pessoas têm pelo meu trabalho, pela minha contribuição política. Mas sei que quando você é político e goza de algum carisma na sociedade, tem que saber administrar adequadamente para evitar qualquer tipo de manipulação. Além disso, não pode se colocar no lugar do "salvador da pátria" nem tirar das pessoas a responsabilidade de ter uma visão crítica ou de tomar as decisões por sua própria cabeça. Foi pensando assim que decidi ficar independente. É muito difícil, às vezes, ter essa atitude, porque somos tentados a querer ser importantes e dizer "olha, você ganhou porque fui eu quem te apoiou" ou "conduzi 20 milhões de pessoas para votar em você". Mas a Palavra de Deus diz que a gente não deve ir pela porta larga, mas sim pelo caminhos estreito. Então, eu procuro sempre receber tudo isso com muito afeto, alegria, humildade e gratidão.


Os adeptos da "Marina mania" dizem que, se concorrer, a senhora será a próxima presidente. Todo esse apoio lhe deixa mais otimista para disputar o cargo de presidente?
Essa aceitação, solidariedade e apoio aumentam a responsabilidade. Eu tenho falado que é preciso construir no Brasil uma terceira via. Não há liberdade de escolha quando a gente tem que decidir entre A e B. E o Brasil está ficando um país quase bipartidarista, dividido entre o PT e o PSDB. E é fundamental a construção da terceira via para que, de fato, as pessoas possam ter liberdade de escolha. Então, isso aumenta sim a responsabilidade no sentido de querer contribuir para a concretização dessa via. Se for novamente candidata à presidência da República, como mulher de fé, eu sei que tenho ainda muita reflexão e avaliação pela frente e muita oração para que essa decisão apareça. Agora, não me coloco, a priori, no lugar de candidata porque quero trabalhar com a tranquilidade de quem vai fazer o que é necessário, contribuir sem ter que estar acotovelando as pessoas para que eu seja a candidata.


Durante os anos como senadora e com o ativismo ambiental, acha que tem conseguido fazer com que os problemas dos estados do Norte e Nordeste sejam tratados como questões nacionais?
Fiz um esforço muito grande para que isso acontecesse. De alguma forma, foi possível contribuir, sabendo que esse encontro do Brasil consigo mesmo não é obra de uma pessoa e sim de todos brasileiros. Não é propaganda do Nordeste para o Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. É a perspectiva do encontro, da diferença social, cultural e política, mas sabendo que nós, das regiões mais pobres do Brasil, não podemos ser vistos como problema, mas como solução também. Quanto de vento e sol tem no Nordeste para gerar energia e riqueza, emprego e desenvolvimento para o país e, inclusive, para a comunidade pobre? Lembre-se da expressão que diz assim: "Fulano vai ver de quê? De vento?". Pois hoje é preciso viver de vento, sim. Por isso, a gente precisa ter um modelo econômico mais democrático e horizontal, para que todos possam ser beneficiados com as riquezas naturais.


Acha que tem conseguido quebrar paradigmas por priorizar a causa ambiental?
O Brasil vem quebrando paradigmas. Pesquisas recentes dão conta de que 95% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais caro pelos alimentos para protegerem as florestas. Grande parte dos brasileiros está ocupada com a manutenção do código florestal. E mais de 80% dos brasileiros estão dizendo que não votam em quem não tem compromisso com o meio ambiente. As empresas estão começando a integrar os critérios de responsabilidade socioambiental. Os governos estão sendo forçados a parar com o discurso aparentemente fácil para ganhar votos e com a oposição de meio ambiente e desenvolvimento. A juventude, cada vez mais, tem uma consciência maravilhosa em relação a esses temas. As crianças são altamente informadas sobre a necessidade de uma nova atitude em relação à natureza. Há uma sensibilidade para o tema, só que até transformar isso em atitude, leva um tempo e o planeta não pode esperar muito.


O cineasta Fernando Meireles afirmou, em sua biografia, que a senhora está voltada para o amanhã. Qual deve ser o papel da igreja na promoção de uma melhor relação do homem com a natureza para garantir o futuro ambiental do planeta?
A primeira coisa é ser coerente. Eu sempre brinco dizendo que é incoerente dizer que amamos o Criador sem respeitar a criação. Quando a gente ama alguém, a gente respeita o que ela faz, o que ela construiu e nos deu de presente. Deus nos deu o planeta Terra para morar. Em Salmos 115:16 diz que Deus habita nos céus, mas a terra foi dada para os homens morarem, e esse presente de Deus precisa ser cuidado. Essas riquezas e belezas são fundamentais para a manutenção da vida na Terra. E, obviamente, que, o grande desafio da igreja é de ter a perspectiva do reino de Deus aqui também na Terra. A promessa de restauração não é só para os humanos, é para toda criação. Se a gente entender isso como um ministério, a igreja vai ter um papel relevante, trabalhando os temas na comunidade, alinhando-se politicamente às grandes questões nacionais e internacionais e, ao mesmo tempo, fazendo a diferença na perspectiva que nos ensina a Palavra de Deus.

Fonte: Revista Comunhão

 

 

Papa exonera judeus de serem os culpados pela morte de Jesus

3/ março / 2011



No dia 10 de março o papa Bento XVI lançará a segunda parte do livro “Jesus de Nazaré” que fala sobre a paixão, morte e ressurreição de Cristo e os momentos mais decisivos na vida de Jesus, segundo o papa. Nessa obra o bispo de Roma exonera os judeus de serem os culpados por Jesus ser condenado à morte.
O Pontífice assinala que, quando no Evangelho de Mateus se fala que “todo o povo” pediu a crucificação de Cristo, “não se expressa um fato histórico”. Na visão dele não seria possível ter tantas pessoas condenando. “Como seria possível todo o povo (judeu) estar presente nesse momento para pedir a morte de Jesus?”, questiona o papa teólogo.
De acordo com ele essa errônea interpretação de que todos os judeus condenaram Cristo teve consequências “fatais”, em referência às contínuas acusações de deicídio aos judeus durante séculos, que propiciou sua perseguição.
Bento XVI acrescenta que a “realidade” histórica aparece mais correta nos evangelhos de João e Marcos. E que o verdadeiro grupo de acusadores foram alguns círculos do templo de Jerusalém e a massa que apoiava Barrabás no contexto da anistia pascal.
O Concílio Vaticano II (1962-1965), que lançou à Igreja ao século XXI, promulgou a declaração “Nostra Aetate”, com o fim dos católicos retiraram as acusações de deicídio contra os judeus.
A primeira parte de “Jesus de Nazaré”, de 448 páginas, foi apresentada pelo Vaticano no dia 13 de abril de 2007 e nela o pontífice mostrou um Jesus “real”, e afirmou que Cristo é uma figura “historicamente sensata e convincente”.

 

 

 

 

BBB: Mesmo sendo evangélica, participante deseja fazer ensaio nu “bem selvagem”

3 / março / 2011


 


Sorrindo bastante e cheia de sonhos – os quais afirmou não terminarem com a abertura da porta de saída da mansão do BBB – Janaína do Mar, em conversa com jornalistas no Projac, na Zona Oeste do Rio, logo após a eliminação, na noite de terça (1º), reconheceu que sua bondade excessiva a prejudicou no jogo.
“Faltou malícia, mas sou assim. No momento em que meu coração grita, já foi! Claro que não estou feliz por ter saído, tinha muita coisa a fazer ainda ali. Se alguém pensa que abrir aquela porta é o fim de um sonho, para mim é o contrário, o sonho só começa e o meu sempre foi dar orgulho aos meus pais”, disse.
A ex-sister não se inibiu diante das perguntas (muitas!) sobre sua fobia por palhaços, fato revelado durante o reality.
“Foi uma provocação gostosa da produção. é algo que sempre tive muita vergonha e, naquele momento, tive que enfrentar. Fiz tratamento por três meses, mas queriam fazer regressão, daí parei, morro de medo, acho que a pessoa volta meio retardada da regressão. Mas acredito que seja um problema de vidas passadas mesmo”, destacou.
Na torcida por Daniel, Jana preferiu não apontar nenhum vilão no jogo e surpreendeu ao afirmar que, mesmo sendo evangélica, tem planos de um ensaio nu bem ousado.
“Quero algo bem selvagem, cheio de poses, no mar”, disse, às gargalhadas.
A mulata vibrou também com a notícia de que a X-9 Paulistana, escola de samba da qual é princesa, já tem uma fantasia separada para ela. Mas foi mesmo o reencontro com seu “Preto” que deixou Janaína eufórica.
“Essa noite o Preto não aguenta, tenho até pena! Estou com a boca inchada porque pulei nele pra beijar e bati no dente, maior mico”, contou.
Fonte: O Fuxico





“O Teu Povo Será O Meu Povo”: BV Books lança livro tema de congresso internacional

2 / março / 2011 
 

A BV Books está lançando mais um grande livro, “O Teu Povo Será O Meu Povo”. A proposta deste produto é fazer com que as pessoas enxerguem uma realidade pouco considerada no mundo cristão. O livro, que é tema de um congresso internacional que ocorre em março, tem como autor Don Finto, grande escritor e preletor dos EUA.
Don Finto estará no 5º Congresso internacional – Restaurando a Igreja Rumo ao 1º Século, que este ano vem com o mesmo tema de seu livro: “TEU POVO SERÁ O MEU POVO…” (Rt 1:16). O Congresso acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de março em Belo Horizonte – MG e contará com Preletores de ISRAEL, BRASIL, EUA e PORTUGAL.

Sobre o Livro:

Muitos gentios cristãos veem o cristianismo como substituição do judaísmo – e Israel como algo além do plano de Deus.
Este livro revela os propósitos de Deus para o povo da Sua aliança nestes tempos – e como sua revelação está impactando a Igreja.
Diferentemente de Rute no Antigo Testamento, muitos de nós têm virado as costas ao povo mais próximo do Messias, carregando há séculos a culpa pela perseguição de cada um deles. O autor nos lembra que confessar o pecado é o começo. Agora, mais do que nunca, devemos abraçar e interceder pelo povo escolhido de Deus, alinhando nossas orações ao Seu plano.
Em um momento crucial na história do mundo, com Israel mais uma vez no centro das atenções, nossas orações para este povo são indispensáveis. Faremos com Israel a mesma aliança que Rute fez com Noemi? Se assim for, nossa Igreja nunca mais será a mesma!

Sobre o Autor:

Don Finto foi pastor da Belmont Church em Nashville (EUA) por mais de 25 anos. Seu relacionamento com jovens judeus messiânicos nos anos 70 o motivou a estudar mais sobre as profecias bíblicas e o plano de Deus para Israel e para o povo Judeu.
Em 1996, Don cria a “Fundação Calebe” (www.calebcompany.com), através da qual difunde a necessidade do relacionamento da Igreja com suas raízes hebraicas e a importância dos Cristãos abençoarem a Israel. Don tem se dedicado a aproximar a Igreja ao movimento Judaico-Messiânico mundial crendo que tal aproximação terá grande efeito no crescente reavivamento mundial da Igreja. Seu mais conhecido livro, “O Teu Povo Será o Meu Povo”, já foi traduzido para vários idiomas e tem aberto muitas portas ao redor do mundo.
Don é mestre em teologia pela Harding Graduate School of Religion (EUA) e doutor pela Vanderbilt University. Atualmente é membro do TJCII (Rumo ao Concílio em Jerusalém II) e parte da diretoria do Tikkun Jewish Ministries (Israel).
Fonte: BV Films





Mensagem de Ricky Warren é impressa nos copos da Starbucks 

2 / março / 2011 



 

Ricky Warren é um dos escritores que faz parte da campanha da rede de cafeterias Starbucks. A campanha chamada “The Way I See It” reúne uma coleção de pensamentos, opiniões e expressões fornecidas por figuras notáveis  impressas nos copos da rede.
O autor de “Uma Vida com Propósitos” postou em seu twitter sobre essa novidade. “O Starbucks imprimiu o propósito de Deus para a tua vida num copo! RT & publique no Facebook esta boa notícia!”
Ricky que é pastor da Igreja Saddleback, na Califórnia, tem a seguinte citação nos copos da rede Starbucks:
“Você não é um acidente. Seus pais podem não tê-lo planejado, mas Deus o planejou. Ele queria que você vivesse e o criou com um propósito. Você foi feito por Deus e para Deus, e até que entenda isto, a vida nunca fará sentido. Somente em Deus descobrimos nossa origem, origem, nossa identidade, nosso significado, nosso propósito, nossa importância e nosso destino.”





Pastor americano usa Ferrari para falar sobre relacionamento

2 / março / 2011

 



Ed Young, pastor da Fellowship Church dirigiu uma Ferrari até o palco da igreja no último domingo. Ele chegou a twittar que tinha recebido esse carro de presente, mas não era do pastor. O objetivo de levar esse luxuoso objeto até a igreja era ilustrar mais um sermão da série intitulada “RPM: Relacionamentos. Paixão. Matrimônio.”
“Deus me deu uma Ferrari, porque eu sou uma Ferrari. Você também é uma Ferrari. Deus te deu uma Ferrari,” disse ele.
Young tem tentado transmitir a mensagem de que se Deus deu a todos uma Ferrari ou um Rolls-Royce, carro usado na ilustração do sermão umas semanas antes. O pastor se refere ao próprio corpo que muitos não estão usando da maneira que deveria ser usado.
“Estou dizendo a vocês que vários namoros defeituosos estão acontecendo em nosso mundo hoje,” disse ele. “Metade dos casamentos terminam como um relato de destruição… Não estamos fazendo a coisa certa antes do casamento. É por isso que estamos fazendo essa série.”
Em seu sermão, o pastor de Grapevine, Texas, descreveu alguns dos hábitos dos namoros defeituosos ou as crenças que pessoas têm, incluindo as preocupações com um relógio biológico. Além disso, também abordou temas como infidelidade, prostituição e adultério.
“Em desespero, muitas mulheres se casam,” reconheceu. “Pensamos que o casamento vai resolver todos os nossos problemas, [e] trazer contentamento,” disse o pastor que completou: “O casamento não vai simplificar a sua vida. Vai complicar sua vida.”
Em seu discurso, usando passagens bíblicas ele disse que o casamento não é o “sonho” que as pessoas pensam que é. E a solução é deixar o Grande Médico – Deus – cuidar das vidas.
“Se Jesus não for o número um, se Jesus não for o motor da Ferrari, vamos colocar pressão divina em seres humanos. Deus tem de suprir as necessidades mais profundas,” sublinhou.
Aos solteiros o discurso foi ainda mais forte. Young lembrou que a Bíblia declara cinco vezes diretamente e 23 vezes indiretamente para não fazer sexo antes do casamento.
Usando novamente o exemplo do carro, ele pediu para os solteiros pararem na “primeira marcha” – carinho – quando estiverem namorando alguém, mesmo que queiram entrar em segunda e terceira marcha. “A Bíblia diz para manter o sexo sexy. O sexo é bonito quando é usado no contexto em que Deus nos deu – o casamento,” ressaltou.
“Dê as chaves a Ele,” persistiu, conforme pregava sobre ancorar-se na Palavra de Deus. “Vá para onde Deus quer que você vá”… Ele nos está dando a Ferrari. Eu até tuitei… Coloque as chaves para fora – “Eu tenho uma Ferrari novinha.”
Encerrando seu discurso o pastor chamou o povo para uma revolução. “É hora de uma revolução sexual. É hora de entender que somos Ferraris. É hora de dirigir para o caminho de Deus.”





Missão: Estados Unidos podem ter representante especializado para defender minorias religiosas
Enviado em 02/03/2011
Preocupado com a perseguição religiosa, a Portas Abertas Estados Unidos declarou o seu apoio, na última terça (22), à possibilidade da criação de um cargo especial para defesa dos direitos das minorias religiosas no Oriente Médio e Sul da Ásia Central.

O projeto de Lei americano, apresentado recentemente pelo deputado americano Frank Wolf, tem o objetivo de criar um cargo para defesa dos direitos das minorias religiosas.

Diante dessa possibilidade, a Portas Abertas dos Estados Unidos apoiou o projeto e pediu oração pelos cristãos perseguidos e outras minorias religiosas, focando principalmente no Egito, Irã, Líbia, Afeganistão, Paquistão e outras áreas de conflitos.

Segundo a organização, países como Irã, Afeganistão, Arábia Saudita, Maldivas, Iêmen, Iraque, Uzbequistão e Paquistão estão entre os 11 maiores perseguidores dos cristãos, de acordo com a Classificação de países por perseguição, onde são classificados os países segundo o grau de perseguição religiosa em seu território.

Acredita-se que o projeto virá no momento certo, já que a região do Egito, Iêmen, Tunísia e Líbia têm atraído a atenção da mídia mundial nas últimas semanas, com os cidadãos nas ruas em protesto contra a falta de direitos humanos básicos e outras questões.

A Portas Abertas relata também que, no Egito, houve vários ataques contra os cristãos desde o Natal, além do atentado à Igreja em Alexandria, no Ano Novo, onde um homem-bomba matou 22 cristãos. De acordo com a Portas Abertas, mais de 120 cristãos iranianos foram presos desde dezembro, incluindo muitos que costumam se reunir em uma casa para culto.

O Oriente Médio inclui países como a Argélia, Bahrein, Egito, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Omã, Qatar, Arábia Saudita, Síria, Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Iêmen e também a Cisjordânia e a Faixa de Gaza.

Os países do Sul da Ásia Central incluem o Afeganistão, Bangladesh, Butão, Índia, Quirguistão, Cazaquistão, Maldivas, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

Quase todos esses países estão na Classificação de países por perseguição, exceto Israel, Líbano, Nepal e Cazaquistão.

O enviado especial seria nomeado pelo presidente e apresentaria um relatório ao presidente e ao secretário de Estado.

Fonte: Missão Portas Abertas





Missão: Pastor é processado depois que jornalistas se recusam a sair da igreja
Enviado em 02/03/2011
Algumas mídias na Armênia encorajam a intolerância a minorias religiosas, forçando acusações contra eles, e a última ocorrência tinha sido no dia 15 de fevereiro, quando um Testemunha de Jeová foi acusado falsamente de assassinato em Sevan, porém o Forum 18 relatou mais um caso de processo contra um pastor na última semana.

Enfrentando falsas acusações, o pastor pentecostal Vladimir Bagdasaryan encara um processo criminal por "obstruir as atividades profissionais legítimas de um jornalista", na cidade de Sevan, no centro da Armênia.

Padres da Igreja Apostólica Armênia conseguiram levar uma equipe do canal de TV Shant à Igreja Pentecostal de Sevan. Embora a equipe não tenha pedido permissão para estarem em local privado onde a Igreja se reunia, eles se recusaram a sair quando solicitado. O pastor, então, tentou impedir as filmagens.

Após a emissora fazer uma reportagem afirmando que o pastor tinha atacado os jornalistas, um inquérito criminal foi aberto. A polícia se recusou a dizer ao pastor Bagdasaryan o que era "legítima" sobre as atividades de jornalistas.

A associação de jornalistas Yerevan Press Club disse ao Forum 18 que os promotores não são geralmente tão rápidos para defender os jornalistas e iniciar um processo penal.

Perguntado pelo Fórum 18 se qualquer jornalista tem o direito de entrar na propriedade privada da TV Shant e a filmá-la, um jornalista da emissora respondeu: "Não é a mesma situação".

Além disso, o ministro da justiça armênia Hrair Tovmasyan prometeu que o controverso projeto de alteração legislativa será reelaborado.

No entanto, um porta-voz do ministério não disse ao Forum 18 se reelaborou emendas se poderão ser disponibilizados para discussão pública, antes, depois ou ao mesmo tempo em que são enviadas para o Conselho da Europa da Comissão de Veneza para a revisão.

Fonte: Missão Portas Abertas




Anos de euforia e apreensão
Enviado em 02/03/2011




Lula deixou Presidência com índices inéditos de popularidade, mas Igreja teme parte de seu legado.

Nunca antes na história deste país um presidente chegou ao fim de seu mandato saboreando índices tão altos de popularidade quanto Luiz Inácio Lula da Silva. Ao descer a rampa do Palácio do Planalto, no dia 1º de janeiro último, o chefe de Estado que governou o país por oito anos tinha quase 90% de avaliação positiva – contudo, o legado que deixa para segmento importante da sociedade brasileira não é dos melhores.

Os anos Lula foram marcados por uma série de medidas consideradas restritivas aos evangélicos, a começar pelo mal explicado Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil. Firmado na surdina com o Vaticano em 2008, sem discussão prévia no Congresso, o documento conferiu ao catolicismo privilégios como extensão de isenções fiscais e verbas públicas para manutenção de bens católicos considerados de patrimônio artístico ou cultural. A grita foi generalizada e a solução foi a costura da Lei Geral das Religiões, aprovada no Parlamento no ano seguinte, estendendo os mesmos benefícios a todos os credos.

A questão dos direitos individuais também foi muito discutida no período histórico já conhecido como os “anos Lula”. Depois de tentar, em 2004, expulsar do país o jornalista americano Larry Rohter, correspondente do New York Times no Brasil que escreveu que o presidente brasileiro “bebia demais”, Lula enviou ao Congresso diversas propostas para a criação de conselhos de imprensa – na prática, órgãos que teriam como objetivo a fiscalização da produção jornalística, no que muitos anunciaram como uma volta da censura.

Os projetos acabaram engavetados, mas o governo jogou seu peso politico em outras frentes. Uma delas foi a discussão sobre a legalização do aborto e a liberação sexual, estimuladas por diversas campanhas do Ministério da Saúde. Duramente combatido pelo papa Bento XVI durante sua visita ao país, em 2007, o aborto virou tema central da campanha presidencial do ano passado, na qual o viés religioso foi explorado à exaustão pelos dois principais candidatos, a vitoriosa Dilma Rousseff e o tucano José Serra. Isso, depois de a única evangélica na disputa, Marina Silva (PV) ter tido um desempenho surpreendente nas urnas, levando a eleição para um antes improvável 2º turno.

Militância gay
Mas foi em relação a temas mais agudos para a Igreja Evangélica e os crentes que o período de Lula na Presidência foi mais marcante. O polêmico Plano Nacional dos Direitos Humanos (PNDH3), que além de regulamentar o conjunto de normas que preveem a flexibilização das leis que regulamentam o aborto no país, fortalece a laicidade do Estado – inclusive com a supressão de símbolos religiosos em espaços públicos – foi apresentado à sociedade como “um grande avanço”. Por outro lado, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 122/06, da ex-deputada Iara Bernardi, do PT, mesmo partido do ex-presidente, visa a tipificar como crime de homofobia diversas atitudes consideradas discriminatórias contra os homossexuais.

Os evangélicos temem que, se aprovado, o PLC 122/06 poderia criar uma “ditadura gay” no país, restringindo a liberdade de expressão das igrejas sobre o assunto, até porque a causa gay ganhou muita força durante os dois mandatos de Lula. O governo lançou o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos da Comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) e criou o Conselho Nacional Combate à Discriminação. A Justiça também passou a deferir, de maneira sistemática, ações que versam sobre uniões homoafetivas, adoção de crianças por parceiros gays e concessão de pensão e outros benefícios entre eles. Nos últimos anos, quase 800 processos neste sentido foram deferidos favoravelmente aos autores.

Os evangélicos e os piores momentos de 2010
34% temem as ameaças à liberdade de culto embutidas no PLC 122/06
28% consideram que a briga entre o pastor Silas Malafaia e o bispo Edir Macedo durante o processo eleitoral comprometeu os crentes
22,5% reclamam da manipulação do voto evangélico na campanha presidencial

Fonte: Cristianismo Hoje